segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Escola Nova, Equipe de Excelência Educacional

Na passarela a Escola Claiton Almir Hermes  Localizada no Bairro São José I, é a Escola mais nova do município de Itapoá, tem como gestor JOSÉ ANTONIO SOARES e uma equipe completa, sempre prontos no atendimento formal e informal, quais sejam: 1 gestor, 1 administradora escolar, 1 orientadora educacional, 1 supervisora escolar, 1 monitora de informática, 1 bibliotecária, 14 professores  e 3 serventes. As expectativas para o ano letivo de 2011 de JOSÉ ANTONIO são várias. Uma delas é manter a qualidade de ensino e  aprendizagem  já que hoje a Escola conta com 326 alunos (em relação ao ano passado houve um crescimento de 100% de matrículas) . Este fato aumenta a responsabilidade de todos os colaboradores da Unidade Escolar, fazendo com que haja  mais planejamento e organização. Sente-se abençoado por Deus, pela oportunidade de fazer parte da história desta Escola e por contar com pessoas especiais.
"Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos as nossas realizações". (Pat Tillman) 






Apresentação da Nova Gestora

No ar a gestora da Escola João Monteiro Cabral
A Escola João Monteiro Cabral, localizada em Pontal do Norte, conta com uma nova gestora JANINE DE OLIVEIRA E OLIVEIRA, qual é conhecedora da realidade dessa Comunidade Escolar, pois atuava até então, como supervisora escolar. JANINE diz que suas expectativas para o ano letivo de 2011, são:

1. Elevar a qualidade do atendimento e do ensino ofertados pela escola.
2. Conquistar o reconhecimento das comunidades atendidas pela unidade escolar.
3. Intensificar o sentimento de pertença nos funcionários e nos alunos da escola.

Para que possa atingir seus objetivos, JANINE, tem à seu lado uma equipe completa e competente, sendo 1 gestora (a própria), 1 administradora escolar, 2 orientadoras educacionais, 1 supervisora escolar, 1 monitor de informática, 1 bibliotecária, mais 15 professores, quais 2 são de pré escola e os demais entre os anos iniciais e anos finais e 4 serventes. Toda essa equipe atende 201 alunos de 1º ao 9º ano e 46 alunos de pré-escola.
A Secretaria de Educação de Itapoá, deseja à todos os funcionários e alunos, um excelente ano letivo, recheado de bons projetos e aprendizagem.
"A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade. Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado". (Philip Dormer Stanhope)












quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entrevista com a gestora da Escola Municipal Ayrton Senna

Outra gestora que já participou das entrevidas da Secretaria Municipal de Educação é a Luiza Montalvão, da Escola Municipal Ayrton Senna, localizada em itapema do Norte. Além dos objetivos já traçados em seu plano de metas, a  gestora destaca dois como prioritários: consolidar os projetos e encaminhamentos pedagógicos implantados no ano passado e manter e/ou aumentar o índice do IDEB dos anos iniciais e finais.
A Escola Ayrton Senna conta com o dedicado trabalho de uma gestora, uma supervisora escolar, uma administradora escolar, duas orientadoras educacionais, um monitor de informática, uma bibliotecária, seis professores de anos iniciais, 15 professores de anos finais e quatro serventes, todos unidos em atendimento aos 450 alunos.
“O poder de ensinar e o prazer de aprender são os grandes benefícios de ensinar aprendendo”. (Içami Tiba)
Fonte e fotos: Terezinha Fávaro da Silveira - Coordenadora de Projetos e Eventos da SME.






Expectativas + Expectativas = AÇÕES!!!

Gestora da Escola Municipal Monteiro Lobato também participa de entrevista da SME

A segunda gestora entrevistada pela Secretaria Municipal de Educação foi a Ana Cláudia de Oliveira Jacinto, da Escola Municipal Monteiro Lobato. Para a gestora, a expectativa se concentra no acompanhamento pedagógico dos alunos e professores, visando a qualidade no ensino, valorizando a formação de cada profissional e dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com a formação continuada e as sequências didáticas. Além disso, o objetivo é promover de forma intensiva os projetos já desenvolvidos pela escola e apoiar projetos novos, como a horta comunitária.
Hoje a escola conta com um número completo de educadores e demais funcionários, com uma gestora, uma administradora, uma supervisora, duas orientadoras, uma bibliotecária, um monitor de informática, uma professora de libras, uma estagiária auxiliar de sala, cinco professores de anos iniciais, 11 professores de anos finais e quatro serventes. Todos os profissionais atendem 365 alunos.
Na entrevista, Ana Cláudia cita um trecho de um texto adaptado, o qual foi a porta de entrada deste ano letivo na reunião de boas vindas: “O conhecer não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia de que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado e reelaborado. Podemos fazer isso em conjunto, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e ação. Juntos queremos fortalecer nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. Nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.”
Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira - Coordenadora de Projetos e Eventos da Secretaria Municipal de Educação





Projeto 2º Tempo e Ampliação de Jornada Escolar!!!


ATENÇÃO... ATENÇÃO...ATENÇÃO... GALERINHA DAS ESCOLAS!!!! ESTÁ CHEGANDO O DIA!!!

Conforme convenio firmado entre o Instituto Contato e Prefeitura Municipal de Itapoá, através das Secretarias de Educação e Esportes e Juventude, o Projeto 2º Tempo e Ampliação de Jornada Escolar,  terá inicio no dia 15 de março de 2011.

Os Coordenadores do Projeto estarão distribuindo as fichas de inscrição a partir do dia 21/02 em todas as escolas.
Informações da Coordenadora Geral do Projeto Segundo Tempo e Ampliação de Jornada LUCIANA COAN.
"Ninguém é excepcional o bastante para fazer sozinho o que deve ser feito em equipe". (Bernardinho do Vôlei)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gestores das Escolas Municipais falam....

A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma pesquisa com os gestores de cada escola para saber quais são as expectativas para este ano letivo de 2011. A primeira gestora entrevistada foi Rosangela Nunes Barbosa Pereira, da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva. A escola conta com três especialistas, uma gestora e 15 professores, e, os alunos da pré-escola e do 1° ao 9° ano já somam 390.
Sobre as expectativas para este ano, a gestora diz que é oferecer uma educação de qualidade, compreender  e valorizar cada etapa de aprendizagem, considerando o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe pedagógica. Conforme ela, os profissionais trabalham na construção de uma escola que atenda as reais necessidades dos alunos, contribuindo para sua formação. “Nossa escola é um espaço de educação e cidadania”, conclui.
A Secretaria de Educação deseja sucesso à todos, e que 2011 possa ser um novo marco no ensino-aprendizagem dos alunos dessa escola.
"Educar é como velejar, você não pode parar o vento, mas pode direcionar a vela para que o vento lhe seja favorável". (Aldemita Vaz de Oliveira)





quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Que bacana! Parcerias em ação!!!

As Coordenadoras da Educação da cidade de Rio Negrinho, estiveram visitando a Secretaria Municipal de Educação de Itapoá, para conhecer o funcionamento da  Avaliação Institucional e Formação Continuada da nossa rede.
E assim, foi criado um espaço de conversa qualificada entre as partes. É oportuno ressaltar que a Secretaria de Educação de Itapoá,  sentiu-se honrada em receber novos amigos parceiros da educação  contribuindo com as possibilidades de uma Formação Continuada eficaz e uma Avaliação Institucional atuante.

“Se todos fizéssemos as coisas de que somos capazes, iríamos literalmente espantar a nós mesmos”.  (Thomas Edison)




segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Abrem-se oficialmente os trabalhos do ano letivo da rede municipal de ensino.

Volta as aulas   
Os alunos das 07 Unidades escolares fundamentais e 05 Pré-Escolas,  retornaram às salas de aula nesta segunda-feira, 07.
As Creches já iniciaram no dia 02 com  atividades  diferentes e com horário de adaptação para alunos do maternal 1.
A alegria estava contagiante no rosto de cada aluno. Novos rumos, amigos,  ambientes, conteúdos, enfim, um clima de vivência produtiva e prazerosa neste primeiro dia de aula.

Para 2011, a Secretaria de Educação espera manter a qualidade no aprendizado, garantindo a permanência e o sucesso dos estudantes.
Hoje, entre escolas fundamentais, pré escolas e creches municipais a rede de ensino conta com cerca de 2.760  alunos, no aguardo de alterar esse número, pois é grande a procura por vagas nas escolas. Muito em breve noticiaremos o número exato de alunos.
  “A Secretaria Municipal da  Educação, deseja  um ano de realizações e aprendizagens”.
 "Meta, a gente busca. Caminho, a gente acha. Desafio, a gente enfrenta. Vida, a gente inventa. Saudade, a gente mata. Sonho... a gente realiza!!!"
(Salvador  Dali)