quinta-feira, 31 de março de 2011

Formação para os Gestores de Escolas Municipais
A Formação para os Gestores de Escolas Municipais, aconteceu na data de 28 de março, na Escola Monteiro Lobato, sob o comando de Eduardo e Liz, ambos da Secretaria Municipal de Educação.  O tema discutido foi o resultado da Provinha Itapoá 2010, para as Escolas de Ensino Fundamental.
As conclusões do estudo apontam  para uma gama de fatores que ajudaram a garantir a qualidade dos resultados que agora os gestores deverão analisar cuidadosamente, verificando se esses fatores estão contemplados em suas metas de 2011 e nos resultados das avaliações.
O Planejamento e a organização de ações asseguram o sucesso do aluno e aumentam o indicador da escola.
“O desenvolvimento da própria pessoa está entre os objetivos humanos mais elevados”. (Abraham Maslow)





terça-feira, 29 de março de 2011

Direitos e deveres dos alunos
A Escola João Monteiro Cabral, convidou a Promotora de Justiça Dra. Barbara Elisa Heise, para proferir palestra sobre direitos e deveres da criança e do adolescente aos alunos, pais e profissionais da Escola.
Referendou o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, falando sobre a interpretação muitas vezes equivocada que se faz sobre o que é direito e o que é dever da criança e do adolescente. Ilustrou com exemplos, tornando transparente  o assunto, ao mesmo tempo que interagiu com os participantes. Suas palavras foram determinantes para tornar o Estatuto mais conhecido e compreendido pela comunidade escolar, além de promover a valorização desse documento junto à comunidade escolar .
A Escola João Monteiro Cabral sentiu-se honrada e agraciada com a presença da Promotora, qual fez a diferença diante do que expôs para a comunidade escolar. 
A Secretaria Municipal de Educação agradece a disponibilidade da Dra. Barbara e parabeniza a Escola pela iniciativa.
“Investir em conhecimentos, rende sempre melhores juros” (Benjamin Franklin)





segunda-feira, 28 de março de 2011

Reunião de Pais da Escola Monteiro Lobato, localidade de Samambaial- Itapoá-SC
A Escola Monteiro Lobato realizou Reunião de Pais, no dia 24 de março, com a pauta:
- Apresentação da direção;
- Apresentação da equipe pedagógica;
- Apresentação da Escola;
- Metas da Escola para o ano letivo de 2011;
- Metas da Equipe Pedagógica;
- Normas da Escola
Foi reafirmado sobre o uso obrigatório do uniforme , o respeito aos horários, o comportamento do aluno no pátio e em sala de aula, dispensa de alunos, preservação do patrimônio escolar, faltas, tarefas e trabalhos.
A gestora Ana Claudia solicitou aos pais que incentivem seus filhos a zelar pelo seu material, cuidar do horário de chegada , do uniforme, das tarefas,  e da higiene pessoal.
Agradeceu os pais por estarem juntos nessa jornada, somando talentos, multiplicando sorrisos , compartilhando alegrias e deixou uma mensagem: " Como o futuro do nosso País, precisa da Educação, a família e a escola precisam estar juntas para compartilharem a alegria do sucesso".
                    "As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida". (Julio Cesar Romão)








Os professores de educação física da Escola Ayrton Senna, desenvolveram um Projeto sobre "O USO CORRETO DA MOCHILA ESCOLAR", com o intuito de resguardar a saúde de seus alunos.
 

Os alunos da Escola Ayrton Senna participaram do projeto de conscientização sobre o peso e a posição correta para transporte da mochila escolar na disciplina de Educação Física, com os Professores Julio Cesar Mendes Ribas e Bernadette Soares Sanches. Ao final das atividades, ficou constatado que 10% dos alunos do 1º ao 9º ano estavam com excesso de peso, e que no geral, os alunos carregam/transportam sua mochila na posição incorreta.
 Os alunos participaram de três atividades:
1 – Verificação do peso da mochila em balança de precisão
2 - Pesquisa sobre o tema no laboratório de informática
3 – Apresentação do tema pesquisado com palestra ou dramatização
Dicas importantes aos pais:
·         A mochila não pode ultrapassar 10% do peso corporal da criança, se puder escolher, opte pelo modelo de duas alças e se possível acolchoadas;
     
·         Distribua bem o peso dentro da mochila, para que não fique somente de um lado;
·         Os alunos devem ser orientados a levar somente o material que será utilizado no dia;
·         Cadernos de matérias individuais facilitam, pois não se tem todas as disciplinas no mesmo dia;
 ·         Mochila de rodinhas é útil para peso excessivo, porém deve ser usada em trajetos curtos. O ato de puxar força as articulações de ombro, braço e coluna.
 ·         Examinando o que seu filho está levando para a escola, certificando-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras.
·         Praticar exercícios físicos é importante porque, além de contribuir para o desenvolvimento corporal harmonioso, fortalece a musculatura e previne eventuais efeitos negativos da má utilização das mochilas. 
·         Bons hábitos: As dores nas costas não aparecem do dia para a noite. Em geral, é resultado de um acúmulo de más práticas. Além de não carregar mochilas pesadas, é importante a criança manter a postura correta nas aulas, com a coluna vertebral bem encostada ao encosto da cadeira.
 Essas oportunidades são de fundamental importância, tendo em vista estarmos com um número grande de alunos sofrendo com problemas de coluna devido ao peso da mochila e postura incorreta ao carregá-la.
A Secretaria de Educação parabeniza os professores que tiveram a brilhante idéias em desenvolver Projeto dessa natureza.
"O poder de ensinar e o prazer de aprender são os grandes benefícios de ensinar aprendendo". (Içami Tiba) 






Formações dos Professores de Séries Iniciais em andamento

No dia 18 de março, os professores de 1ºs e 2ºs anos, acompanhados de seus supervisores, reuniram-se em uma das salas da Escola Monteiro Lobato, para realizarem estudos sobre o tema "Alfabetização".
As formadoras Vania Cleusa, Thays e Preta, falaram da importância do espaço de formação em serviço; trabalharam o tema Alfabetização enfatizando a sondagem como meio de mapear as hipóteses que as crianças constroem sobre a escrita, na perspectiva do que elas já sabem e o atendimento da diversidade em sala de aula, propondo agrupamentos produtivos e atividades desafiadoras em diferentes níveis.
No dia 22 de março reuniram-se os professores de 5ºs anos, também acompanhados de seus supervisores, na Escola Monteiro Lobato, para realizarem estudos sobre a "Guerra dos Farrapos". Este tema é conteúdo do currículo de história e será trabalhado na sequência  de produção oral do 5º ano. Após palestra com a professora gestora Vania Lenzi, os professores e supervisores, sob o comando da professora Vania Cleusa, elaboraram alternativas para adaptar a sequência formulada em 2010.
A Secretaria de Educação, aplaude  o trabalho das Formadoras e deseja à esse segmento muito sucesso no decorrer desse ano letivo de 2011.

"O porto é o lugar mais seguro para um barco, mas ele não foi feito para ficar lá, seu destino é navegar".
(Aldemita Vaz de Oliveira)








1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DE PAIS

A Escola João Monteiro Cabral , na localidade de Pontal do Norte, realizou a 1ª Reunião Pedagógica com os pais dos  alunos, seguindo uma programação que contemplou os dois períodos, conforme a matrícula (turno) do aluno. Os pais foram assíduos (80%)e participaram da seguinte pauta:
·         Benção do Pastor Claudionor Ferreira da Cruz Junior
·         Apresentação do corpo docente e funcionários
·         Regimento escolar
·         Projetos da sequência didática do Pré ao 5º ano
·         Conteúdos das disciplinas do 6º ao 9º referentes ao 1º bimestre
Ações como esta, acontecerão com mais freqüência na Escola, pois a parceria entre Família e Escola é muito bem vinda  enriquecendo e dando segurança ao trabalho dos professores.
A Secretaria de Educação acredita nessa parceria e deseja que muitas ações como esta se concretizem no decorrer do ano letivo”.
“Você não  pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer”. (Confúcio)



quinta-feira, 24 de março de 2011

O ASSUNTO É ... PORTFÓLIO!

Os professores de educação infantil, tiveram Formação nos dias 18 e 24 ,  na Escola Claiton Almir Hermes, com o tema “Avaliação por PORTFÓLIO na educação infantil”. Foi uma mergulhada no assunto , o que vai fazer a diferença nos momentos de organizar os trabalhos produzidos pelas crianças, tornando visível o avanço no rendimento de cada um.
Para se fazer avaliação por portfólio é necessário ter conhecimento do “como fazer” e “o que fazer”, amparados pelo planejamento diário e muita criatividade.  O portfólio é o retrato da evolução da criança, que vem sinalizando onde está bom e onde precisa melhorar dando assim uma maior visibilidade ao professor sobre seu desempenho.
“O hábito do trabalho modera qualquer excesso, induz à necessidade de organização, ao gosto pela ordem; da ordem material chega-se à moral: portanto, o trabalho pode ser considerado como um dos melhores auxiliares na educação”.  (Massimo Azeglio)










terça-feira, 22 de março de 2011

Equipe do Jornal ANEscola visita Itapoá


A Equipe do Jornal ANEscola , Marla, Jean e kelli, estiveram com as coordenadoras pedagógicas  da Secretaria Municipal de Educação, para exporem sobre a filosofia do Jornal ANEscola, os objetivos centrais, cronograma de 2011 e ideias em geral.
Colocaram sobre as matérias publicadas em 2010 e com satisfação relatam sobre a aluna NICOLE CECILIA LUIZ, qual foi capa do Jornal por duas vezes.  Nicole é ex-aluna da Escola Euclides Emidio da Silva e atual aluna da Escola Nereu Ramos (ensino médio).
 O  ANEscola, tem como objetivo principal dar visibilidade ao trabalho das escolas que participam dos temas propostos mensalmente, incentivando  os alunos à produção de texto e  leitura.
Para os Municípios onde o Jornal ANEscola é veiculado a empresa oferece formação para os professores da rede, divididos por segmentos. Essa Formação poderá acontecer em Joinville ou na própria cidade.
Para este ano de 2011, acontecerá o Concurso para escolha do nome do Mascote do Jornal ANEscola, com premiação para a escola, professor e aluno. 
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente". (Gandhi)


segunda-feira, 21 de março de 2011

 A Creche Arco Iris está localizada no bairro Pontal do Norte e tem como gestora SONIA MARIA DA SILVEIRA, qual fala de suas expectativas para o ano letivo de 2011.  
 "São inúmeras as expectativas ,  entre elas , está o de dar continuidade aos trabalhos iniciados no ano de 2010.
 Assim sendo, a caminhada é grande e temos muitos desafios pela frente, um dos maiores, acredito que seja o mais significativo de todos, que  é garantir um atendimento de boa qualidade na Creche Arco Iris.
 Como a Creche é a primeira etapa da educação básica antecipando o ensino fundamental, sabemos que é de suma importância que ela seja oferecida com qualidade, e essa qualidade só é possível se for concebida de formas diversas, com foco no desenvolvimento afetivo, intelectual, cultural, social,  promovendo parcerias entre Creche/Família, envolvendo a comunidade em projetos.
 Os profissionais que atuam nesta unidade escolar são assíduos, parceiros, comprometidos com o desenvolvimento global das crianças, portanto a finalidade é aprimorar novos conhecimentos, participando de cursos de capacitação, refletindo e procurando constantemente o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico desta Instituição, consolidando a nova proposta pedagógica do município".
A Creche Arco Iris, conta com uma gestora, uma secretária, 4 professoras, 2 serventes, para o atendimento de 38 alunos de maternal I, maternal II e maternal III, este último funcionando por meio período.
A Secretaria Municipal de Educação almeja que seja um ótimo ano letivo e que de fato a equipe alcance seus objetivos.
"A felicidade às vezes é uma benção, mas geralmente é uma conquista". (Bob Marley)