sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Reunião de Líderes e Vice-Líderes é flash na Escola João Monteiro Cabral
No dia 22 de fevereiro, às 14h,  aconteceu a 1ª Reunião Ordinária, com líderes e vice-líderes de turmas, sob o comando da Orientadora Educacional dessa Escola. Além dos alunos representantes de turmas, participaram os pais, a gestora, a supervisora, enfim, a equipe pedagógica que compõem a  Unidade Escolar.
O objetivo foi tratar de assuntos inerentes a função de líderes e  quais são as expectativas que a Escola pretende alcançar com essas atribuições.
Os líderes  assinaram um Contrato onde consta as funções e as condições para exercerem a liderança. Na oportunidade foi trabalhado a temática “Características e Atribuições de um líder”.
A parceria dos pais foi fundamental, pois deu visibilidade ao trabalho que a Escola realiza com o público estudantil, potencializando a confiança, a solidariedade e a habilidade de lidar com a rotina das lideranças.
Fonte:  Vanessa Dibax (Orientadora Educacional), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)
Fotos: Nadirlaine P. da Silva ( Administradora Escolar)





domingo, 19 de fevereiro de 2012

Poesia escrita por uma Supervisora da Rede Municipal de Itapoá

Carnaval! Pra que te quero!!!

É carnaval também no meu coração
A fantasia que visto é a magia da ilusão
Trabalhando...
Pulando... Cantando... Sambando...
Sorrindo... Sonhando... Amando...
Com e entre todos,
Faço parte do grande, unido e esfuziante cordão
Levando a vida com ternura, encanto, paixão

Esperançosa... Sonhadora... Serena... Otimista
Vivendo todos os momentos com prazer, com euforia
Como sambista, driblando toda tristeza
Como passista, irradiando harmonia
Como todo bloco carnavalesco, esbanjando alegria

Tocando o bonde, remando o barco
Não deixando a peteca cair
Mesmo com os percalços pelo caminho
Não deixar de cantar... de sonhar... de amar... de sorrir...
Como o carnaval que colorido e festivo vem e vai
Olhar sempre pra frente
Sem desanimar! Jamais desistir!
E com garra, fé, coragem, entusiasmo
Não deixar de em todos os momentos
A tão sonhada e bela vida colorir
Sempre no compasso e no ritmo de um coração feliz

Fazendo da vida uma bela e real fantasia
Vivendo cortês, sábia e gentilmente toda emoção
De mãos dadas, generosas, entrelaçadas
Deixar a paz tomar conta do coração
E assim no carnaval da vida
O enredo por todos cantado, vivenciado...
Tornará a vida uma bela e real festa de confraternização!

      ELIAL (Elizabet Amboni Lucizano) 2012
   

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL INICIAM SUAS ATIVIDADES LETIVAS
Os alunos da rede municipal já retornaram para os estudos e foram recebidos com  muita alegria por seus professores e equipe pedagógica.
É um momento tão importante onde os alunos conhecem os novos amigos ,  novos professores e já interagem  com  a coletividade . As expectativas são as
melhores no tocante ao processo ensino aprendizagem ,  calendário , elaboração e execução de projetos e formações continuadas.  A cada ano que passa estamos
conquistando um índice significativo de aprovação e isso reflete a permanente melhoria da qualidade de nossa educação.  O objetivo  é tornar o ensino mais
instigante e desafiador.
As Escolas se prepararam com dinâmicas de apresentação, para quebrar o gelo do 1º dia.











Na Escola Euclides Emidio da Silva , os professores  interagiram com os alunos, tocando violão, brincando de ginástica maluca,  enfim, foi pura diversão.













FOTOS ABAIXO DA ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL






Na Escola Frei Valentim, foi feito a apresentação dos professores e da equipe pedagógica. Os pais foram convidados para visitarem as salas de aulas que já 
encontram-se decoradas conforme o que demanda o Projeto Frei Cidadão.
Fontes :  Roberta Serednitzkei Lima (Supervisora da Escola Euclides Emidio da Silva) ; Simone de Oliveira (Administradora da Escola Frei Valentim),  com
adaptação de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME);
Fotos:  Roberta Serednitzkei Lima; Simone de Oliveira e Nadirlaine Peppe dos Santos Silva.
“O caminho é o da perseverança. Se dedique,  a sua vitória será do tamanho da sua dedicação”. (Maria Iris Barcelos)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Início das atividades do Projeto Ampliação da Jornada Escolar


A Secretaria de Educação comunica que o  Projeto Ampliação da Jornada Escolar,  iniciará suas atividades no dia 1º de março  e oferecerá atividades esportivas e culturais no contra-turno escolar para crianças e adolescentes da rede municipal e estadual de ensino.
As modalidades ofertadas pelo Projeto são: judô, capoeira, balé, música, surf, futebol, vôlei e recreação.
A partir do dia 09 de fevereiro os professores do projeto estarão passando nas escolas para distribuição da ficha de inscrição.
Maiores informações: Na escola em que seu filho estuda ou pelo fone: 3443 – 6405.
Fonte: Luciana Coan (Diretora do Projeto Ampliação da Jornada Escolar)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SEMANA PEDAGÓGICA COM ALEGRIA E SABEDORIA!!!
Sabemos que a diferença no ambiente escolar fica por conta de uma gestão compartilhada com todos os atores da Unidade Escolar em consonância com o Plano de Metas da Escola, o Projeto Político Pedagógico – PPP, as Formações Continuadas,  as Propostas Pedagógicas (Ensino Fundamental e Educação Infantil), as vivências e uma enorme  dose de boa vontade.  Foram sobre essas fontes que desenvolvemos todo o trabalho que coroou com êxito o início do ANO LETIVO 2012.
Os Encontros aconteceram de 24 à 27 de janeiro, na Escola Claiton Almir Hermes, localidade de São José I, nos períodos matutinos, contando com um número de cinqüenta e cinco pessoas entre gestores, administradores, supervisores , orientadores e coordenadores da Secretaria de Educação.
Esse ano de 2012 promete ser bastante movimentado com  perspectiva de muitos projetos e atividades escolares.  As Escolas já estão se organizando  ,  planejando sobre o que vai acontecer durante o ano e traçando metas para melhorar ainda mais as práticas educacionais.
Para descontrair e fechar com chave de ouro ,  recebemos a Professora Vânia Lúcia Slaviero, formada em Yoga Terapia, autora do Livro “ De bem com a vida”, de Curitba,  qual nos agraciou com dinâmicas de dança que envolve concentração , movimento, bem-estar e serenidade.
A Secretaria de Educação agradece a todos que estiveram em capacitação durante a semana e deseja que todos os conhecimentos adquiridos possam se tornar em  ações bem definidas.
“Para manter o espírito vivo e criativo é preciso se despir de preconceitos, combater a inércia e, sair da zona de conforto . Há um universo de coisas interessantes a serem descobertas”. (Vik Muniz)
















GESTORES E ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO REINICIAM SUAS ATIVIDADES PARA O ANO LETIVO 2012 COM CAPACITAÇÃO.
Na semana de 23 à 27 de janeiro, aconteceu a SEMANA PEDAGÓGICA, abrindo oficialmente o ano letivo de 2012.   Envolveu  gestores e especialistas da rede municipal de ensino, com capacitação em assuntos inerentes aos preparativos para a retomada com os professores no dia  1º de fevereiro nas Escolas.
A alegria do reencontro com os amigos contagiou todo o grupo.
Na ocasião, a Secretária de Educação Cenita Schizzi Dani,  fez a abertura da Semana Pedagógica e apresentou os novos gestores das Escolas. Em seguida, explicou como seriam distribuídos os trabalhos no decorrer da capacitação.
Contamos com a presença da  Assessora Educacional Carla Clauber Ropelato da Silva, qual nos agraciou com seus conhecimentos e vivências.
Na sequência  foi abordado o tema Educação Inclusiva pela psicóloga educacional Liz Mary Henk, dando enfoque especial sobre os desafios no desenvolvimento das   ações  que contribuem para a inclusão.  Mencionou as Escolas que possuem Sala de Recursos Multifuncionais,   que são: Escola Claiton Almir Hermes, no Bairro São José I, Escola Ayrton Senna, em Itapema, Escola João Monteiro Cabral, na localidade de Pontal, Escola Monteiro Lobato, no bairro de Samambaial.
A Secretaria de Educação deseja à todos os gestores, especialistas, professores e demais funcionários da educação, um excelente ANO LETIVO.
“O Saber a gente aprende com os mestres e os livros. A Sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes!”. (Cora Coralina)