quarta-feira, 25 de abril de 2012


CRIANÇAS DA CRECHE PEQUENO APRENDIZ VISITAM A PREFEITURA DE ITAPOÁ

Em companhia da Gestora e professoras as crianças da Creche Pequeno Aprendiz, localidade de Itapema do Norte ,  visitam a Prefeitura, trazendo muita alegria  e descontração.  Por onde passavam resgatavam sorrisos e adrenalina. Foram recebidos pelo Prefeito em exercício e pela Secretária de Educação, quais os  levaram  conhecer  as dependências da Prefeitura.

Ao chegarem na Secretaria de Educação, foram acomodados na Sala de Reuniões e lá receberam pirulitos dos anfitriões,  e,  ali mesmo degustaram o docinho. 

Além do passeio na Prefeitura, visitaram também o Pronto Atendimento, o Banco Sicred e o Posto de Saúde Itapema. São atos de cidadania trabalhados com excelência por todos os profissionais da Creche Pequeno Aprendiz  e que fazem toda a diferença na vida de uma criança, pois promove um aprendizado rico e sólido  para o seu desenvolvimento  na sociedade. 

“O futuro não é uma coisa escondida na esquina. Futuro a gente constrói no presente”. (Paulo Freire)

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Augusta Fehrmann Gern (Assessora de Imprensa da Prefeitura de Itapoá) e Claudete Soares Speck (Administradora Escolar da Creche Pequeno Aprendiz)










terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO DIDÁTICO RELEMBRA A INFÂNCIA DOS  PAIS E APROXIMA-OS DA ESCOLA

O Projeto Didático “No Fundo dos Quintais – Construindo Brinquedos”, está mobilizando os pais dos alunos da Pré-Escola da Escola João Monteiro Cabral, na localidade de Pontal do Norte.

Em consonância com o Projeto Didático, as professoras da Pré-Escola, neste semestre estão trabalhando  com material alternativo (sucata e recicláveis) em parceria com os pais. São momentos que aproximam pais e filhos, num mesmo objetivo e relembra os velhos tempos, onde os pais construíam os brinquedos com seus filhos. A Escola repassou fotos que um  pai disponibilizou para a imprensa com um passo a passo da construção de um brinquedo que ele fez com seu filho para ser apresentado na Escola em momento de exposição. Foi uma surpresa boa para a Escola. O brinquedo construído chegou para a apreciação dos professores, alunos e equipe pedagógica. Todos ficaram encantados com o resultado da produção que esse pai teve.

Os demais pais também estão produzindo um brinquedo com seus filhos e têm tempo hábil para a entrega do mesmo e assim realizarem uma grande exposição com data a ser marcada pela Escola.

“Todos estamos matriculados na Escola da vida , onde o Mestre é o tempo”. (Cora Coralina)

Fonte: Lucymar Rodrigues de  Farias (Gestora da Escola João Monteiro Cabral)

Fotos: Disponibilizadas pelos pais do aluno da pré-escola





sexta-feira, 20 de abril de 2012

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM AÇÃO

O grupo de professores de Língua Portuguesa voltou a se reunir  na última quinta-feira, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, reiniciando as atividades para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Durante o encontro  foram definidas as estratégias  de trabalho, bem como serão as oficinas desenvolvidas com alunos de 6º ao 9º anos da rede municipal de ensino. Na ocasião, surgiu a ideia de produzirem  um único material que será trabalhado em toda rede municipal , a fim de oferecer  aos alunos as mesmas oportunidades para atuarem  nas olimpíadas. Além disso, foram  acordadas  outras  atividades, como por exemplo,  a elaboração de um caderno de sugestões de atividades para que haja bastante sintonia entre o grupo e a garantia de seguir a mesma linha de trabalho.

“A leitura nutre a inteligência”. (Sêneca)

Fonte: Lucy Helena  Wielewicki (Coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa em Itapoá)

Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)




PROFESSORA DE GEOGRAFIA PROMOVE ATIVIDADE  EXTRA-CLASSE  A SEUS ALUNOS

Alunos da Escola Municipal Alberto Speck, na localidade de Saí Mirim, visitaram a propriedade de um morador da comunidade, para conhecer um pouco mais sobre  a cadeia de produção do arroz. Esta aula de campo foi realizada pela professora de geografia e teve como objetivo apresentar aos alunos o setor primário que diz respeito a produção agrícola. Aulas como esta incorporam muito o que é ensinado em sala de aula, pois eles veem na prática aquilo que lhes é passado na teoria . Embora todos os alunos sejam da região do Saí Mirim, que faz parte da zona rural de Itapoá, alguns deles ainda não conheciam  a metodologia aplicada na colheita do arroz. Participaram ainda o professor de Ciências e a Gestora da Escola.

Fonte : Ricardo Vinicius Brauer (Professor de Ciências da Escola Alberto Speck), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Ricardo Vinicius Brauer








quarta-feira, 18 de abril de 2012

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM KITS DE MATERIAL ESCOLAR

Os kits de material escolar foram entregues nas escolas da rede municipal desde a educação infantil  ao   ensino fundamental. O material é composto de caderno, lápis, borracha, caneta,  giz de cera, cola, apontador  e  lápis de cor.

A entrega foi realizada em quatro dias pelo Senhor Mario Eloi Tavares, Prefeito em exercício e Senhora Cenita Schizzi Dani, Secretária de Educação.

Esse é um bom momento para desejar à todos os alunos um bom uso do material escolar, com zelo e capricho.

Bom estudo à todos!

“É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom”. (Albert Einstein)

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Secretaria Municipal de Educação de Itapoá  - SME














sexta-feira, 13 de abril de 2012

PROJETO GINÁSTICA NA ESCOLA

A Escola Euclides Emidio da Silva, iniciou dia 08 de março, o Projeto” Ginástica na Escola”, com o objetivo de integrar Escola e Comunidade na busca da qualidade de vida, reforçando os benefícios da atividade física, bem como orientando sobre a importância de hábitos de vida saudável,  enfatizando a necessidade de uma boa alimentação e a prática regular de atividade física.

O Projeto é aberto a toda comunidade e acontece todas as terças-feiras das 18h às 19h , no pátio da Escola.

Acreditamos que esse projeto irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção as questões relativas a promoção da saúde  e melhoria na qualidade de vida dos nossos educandos e da comunidade.

Maiores informações pelo telefone: (47) 3443.3333

Fonte e fotos: Elenice Cordeiro (Gestora da Escola Euclides Emidio da Silva) e Simone Silvana Machado (Orientadora Educacional da Escola Euclides Emidio da Silva)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA MUNICIPAL JOÃO MONTEIRO CABRAL



CONVITE



                     A ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL, NA LOCALIDADE DE PONTAL DO NORTE,  CONVIDA A COMUNIDADE, AMIGOS, VIZINHOS E PAIS DE ALUNOS A PARTICIPAREM DO DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AO 23º ANIVERSÁRIO DO NOSSO MUNICÍPIO.



DIA: 26/04/2012

HORÁRIO: SAÍDA DA ESCOLA ÀS 09:00 HORAS.



PERCURSO: Avenida  Beira-Mar até  a rotatória do Porto com retorno para a Escola.

            Sua participação é muito importante para todos os que farão parte deste evento, pois somos membros de uma comunidade que vem buscando fazer a diferença.

ATENCIOSAMENTE

EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL .
A PÁSCOA FOI MOVIMENTADA NA ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL

Pais, alunos e professores comemoraram a Páscoa em grande estilo. Os alunos fizeram apresentações  com muita alegria e criatividade, levando o público a refletir sobre o real significado da Páscoa.

A gestora da Escola fez uso da palavra salientando que esta data deve ser vivida intensamente no sentido do perdão, amor e nova caminhada.

Foi oferecido um delicioso lanche, onde cada família levou um prato  para partilhar verdadeiramente o momento festivo.

“Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade”. (Stela Maris Blandino)

Informações e fotos: Lucymar  Rodrigues Faria (Gestora da Escola João Monteiro Cabral)