quarta-feira, 23 de maio de 2012


3º CAMPEONATO DE SURF MOVIMENTA A GALERA INFANTO JUVENIL

Aconteceu no dia 20 de maio (domingo de sol ), o 3º Campeonato de Surf  em frente  ao Núcleo Primeiras Ondas ,  promovido pela Ampliação da Jornada Escolar. Foram 130 inscrições que ficaram subdivididas em  três turmas da categoria feminina , três turmas da masculina e uma Turma Pranchinha, sendo alunos dos núcleos Barra do Saí, Primeiras Ondas, Itapoá e Acopof.  Os alunos inscritos mostraram todo seu talento e técnica, fazendo um show  para plateia, atendendo as expectativas. O  resultado ficou assim:

TURMA I – Feminino

1º Leny Mari Machado

3º Ana Luiza de Moura

4º Joice Ludovino

TURMA I –Masculino

1º Jonathan Ludemberg

2º Matheus Felipe de Souza

3º Felipe Alves de Oliveira

4º Gregory Felipe de Souza

TURMA II – Feminino

1º Sarah Caroline de Souza

2º Cassiane Ludovico

3º Naluiara dos Santos

4º Camila Almeida

TURMA II – Masculino

1º Hedieferson Junior

2º Celso Wilker Santos

3º Claudio Neto

4º Helian Keiser

TURMA III – Feminino

1º Livia Morbi Goes

2º Isabela Maria Caldeiron

3º Thais Morbi Goes

4º Leticia Oliveira Duarte

TURMA III – Masculino

1º Heveltron Shuvaizerki

2º Fabiano Zanetti

3º Diego M. da Silva

4º João Pedro Mora

TURMA PRANCHINHA

1º Humberto Ariel Gomes

2º Ryan Shopio Gonçalves

3º Marlon Henrique Kuboski

4º Túlio Pimentel Barbosa

A Secretaria de Educação parabeniza e reconhece o valor de cada profissional envolvido nesse Evento e agradece o apoio dos colaboradores.

Fonte: Liamar Rodrigues (Coordenadora do Projeto Ampliação da Jornada Escolar), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenada de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Liamar Rodrigues







A REDE ARTE NA ESCOLA REÚNE SUPERVISORES ESCOLARES EM ITAPOÁ

As Coordenadoras do Programa Institucional de Extensão Arte na Escola – Univille,  Professoras Nadja de Carvalho Lamas e Alena Rizzi Marmo, marcaram presença em Itapoá no dia 21(segunda-feira), no espaço da antiga Prefeitura, trazendo conhecimentos inovadores aos Supervisores  da rede municipal, quais serão multiplicadores em suas Unidades Escolares .

O Programa Institucional  Arte na Escola, desenvolve projetos e realiza assessoria para instituições culturais, educacionais e redes de ensino na formação de educadores e na elaboração de ações educativas.

O tema discutido com os Supervisores foi a coleção de 30 documentários de arte brasileira acompanhados de materiais educativos distribuídos a 100 mil escolas  públicas de todo Brasil pelo Ministério de Educação junto ao Instituto Arte na Escola. Eles fazem parte do acervo de 162 títulos da DVDteca Arte na Escola. Trata-se de um rico material de apoio às aulas de Arte.

A Formação com os Supervisores Escolares teve como objetivo apresentar a importância da disciplina de Arte no contexto escolar, estimulando também a percepção da importância do apoio ao Professor no processo de ensino e aprendizagem  da Arte.

A Secretaria de Educação agradece as Coordenadoras do Programa Institucional Arte na Escola pela disponibilidade dos conhecimentos transmitidos aos Supervisores Escolares, Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria de Educação  e Coordenadora do Programa Arte na Escola em Itapoá.

“Ter toda equipe docente em constante aperfeiçoamento é ter uma escola cada vez melhor”. (Cenita Schizzi Dani)







segunda-feira, 21 de maio de 2012


Escola Municipal Euclides Emídio da Silva realiza o 4° Concurso Gastronômico

Em um clima descontraído, os alunos do 8° ano da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva participaram, na última sexta (18), da 4ª edição do Concurso Gastronômico. O projeto foi desenvolvido na disciplina de língua portuguesa e teve como objetivos trabalhar de forma mais atrativa o ensino de verbos no modo imperativo, a competência escrita, através de um caderno de receitas, e a expressão corporal e oralidade na apresentação dos trabalhos, finalizando com uma pizza no formato de rosto humano.

O evento foi realizado nas dependências na Escola e contou como jurados: uma coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, gestores de duas Escolas Municipais e um ex-aluno da escola e acadêmico do curso de gastronomia da Univille. Convidados e representantes da Secretaria Municipal de Educação também prestigiaram o concurso.

Ao final de muita criatividade e empenho dos alunos e sorteio de brindes aos convidados, a equipe vencedora foi Alessandra Ramos de Oliveira e Juliana Dantas Silva.

Na ocasião, a mesma turma também realizou a exposição de fontes de água, com foco nas belezas naturais do município. As fontes foram realizadas em homenagem ao 23° aniversário de Itapoá, desenvolvidas nas disciplinas de língua portuguesa, artes e ciências.

O Poema da dupla vencedora do 4º Concurso Gastronômico:

PIZZA ALEANA

“No ritmo da cozinha

Uma pizza vou fazer

Com queijo mussarela

Isso vai me dar prazer

O cheirinho de orégano

Me deixa arrepiado

Assa logo esta pizza

Que já estou desesperado

E você aí de fora

Preste muita atenção

O caderno e o poema

Fazem parte da lição

Vou lendo meu poema

Com lenço e avental

Nas cores preta e rosa

Fica tudo genial

Preta e Ana,

Analisem, sejam bacana

Pedro e Zé,

Votem certo, não peguem no pé!”

(Alessandra e Juliana)

A Prefeitura e a Secretaria de Educação, parabenizam  a organização do evento, bem como a criatividade de todos os alunos participantes.

Fonte: Lucy Helena Wielewicki (Professora de Língua Portuguesa da  Escola Euclides Emidio da Silva), com adaptações de Augusta Ferhmann Gern (Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal ).

Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)


























PAIS E ALUNOS DA ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL  SEMPRE BEM INFORMADOS

A prática informativa da Escola João Monteiro Cabral, localidade de Pontal do Norte, está acontecendo desde o ano passado e vem tomando corpo a cada edição.  Os  informativos são elaborados bimestralmente  e trazem notícias da Escola, como projetos, datas comemorativas, normativas para os pais e alunos, recados administrativos e agradecimentos. Cada família recebe um prospecto e fica inteirado  dos acontecimentos na Escola.  O próximo informativo já terá  a figura de um Mascote que será criado por todos os componentes da Escola.

ESCOLA MUNICIPAL

 JOÃO MONTEIRO CABRAL

Itapoá, 14 de maio de 2012.



INFORMATIVO Nº 1



Senhores pais e responsáveis:



Hoje está saindo o nosso 1º informativo de 2012.

Como no ano passado percebemos que a melhor forma de mantê-los a par dos acontecimentos da escola era ter este meio de comunicação, hoje vimos até os senhores pais e responsáveis pelos nossos alunos repassar os acontecimentos do 1º bimestre.



  1. Agradecimento           

     Agradecemos todas as famílias que colaboraram para que a Festa da Páscoa fosse tão bonita e gostosa. A fartura de tanto doce mostrou o quanto é bem vinda esta comemoração com as famílias.



2. Dia das Mães.

     Parabenizamos todas as mães, avós e tias pela passagem do dia das mães. A presença, o exemplo e o amor de vocês é muito importante para o futuro de cada criança e adolescente.

    Não queremos passar em branco datas como o dia dos pais e dia das mães. Sendo assim optamos por fazer uma festa só, Faremos o “Dia da Família” com data ainda a ser aprovada por toda a nossa equipe, onde vamos ter muitas atrações e brincadeiras.



3. Garantindo a segurança

    A instalação do porto mudou muitos hábitos deste bairro. Para garantirmos a segurança, solicitamos:

  • Que os pais enviem seus filhos uniformizados, quando não tiver a camiseta da escola o aluno poderá vir com uma camiseta branca.
  • Sempre que precisar falar com a professora ou mesmo com seu filho favor dirigir-se a secretaria da escola, evitando a circulação de pessoas estranhas ao ambiente escolar.
  • Controlar os alunos que vem a pé, não permitindo que cheguem muito cedo, e fiquem sujeitos a desentendimentos e acidentes, pois não temos monitores no pátio.
  • Os portões da escola abrem às 12:45 para o turno da tarde e as 07:30 para o turno da manhã.
  • Como já passou a fase de adaptação, não há mais necessidade dos pais levarem-nas até a sala. Todas já se habituaram a formar a fila e entrar com os professores.





4. Atendimento na escola

    Ligue e combine horário para falar com professor ou especialista. Assim podemos garantir um atendimento tranquilo e sem interferências.Telefone da escola- 3443-7106



5. Kit escolar

. Como já foi informado por bilhete já recebemos o kit escolar e a equipe pedagógica dos alunos de anos iniciais e educação infantil optaram por ficar em sala com o material e ir entregando ao aluno conforme a necessidade.



6. Faltas

    A lei determina que a escola deve entrar em contato com a família quando o aluno tiver 3 faltas seguidas ou 5 faltas intercaladas.  Lembramos que quando a família justifica as faltas, poupa a escola de fazer encaminhamentos ao APOIA.



7. Atrasos

    Ocorrem com os alunos que vem a pé. Ajude seu filho a calcular o tempo de maneira a não chegar nem muito cedo nem muito tarde.



8. Comparecimento à escola

A equipe agradece a prontidão de cada mãe, pai ou responsável que comparece a escola assim que é convocado. Estamos tentando trazer ao conhecimento da família dificuldades nossas e dos alunos para que juntos possamos encontrar caminhos que levem a um aprendizado melhor.

 

    9. Transferência da data do desfile cívico.

    Transferimos para o dia 06/09/2012 o desfile cívico que não ocorreu por causa da grande quantidade de chuva naquele dia. Não vamos desistir faremos um bonito desfile em comemoração a Semana da Pátria.



10. Resultado do Não uso do Boné.

   Informamos que o resultado sobre a pesquisa do uso de boné na escola 80% dos pais optaram pelo Não uso de boné na escola sem necessidade de reunião. Agradecemos a todos que participaram desta pesquisa.



11. Conselho de Classe.

  Tivemos o nosso Conselho de Classe no dia 03/05 onde a equipe pedagógica se reuniu para que todos os professores pudessem expor os problemas e notas baixas dos alunos com dificuldades.



12. Entrega do boletim.

   O boletim será entregue no dia 17/05 . No período da manhã à partir das 11:00 horas e no período da tarde à partir das 16:00 horas. Os alunos que estão com nota baixa,

 estamos convocando seus responsáveis para conversarmos e tomarem

conhecimento das notas e quais disciplinas estão com dificuldades.



13. Colaboração espontânea

  O Conselho Escolar antiga APP lembra que a colaboração espontânea pode acontecer em qualquer época e que os recursos são sempre utilizados para garantir a qualidade do ensino.



14. Destruição do patrimônio

   A manutenção da escola é cara e trabalhosa. Estamos trabalhando no sentido de conscientizar os alunos da necessidade de cuidar do espaço e dos materiais, principalmente dos livros didáticos e dos livros da biblioteca.

.................................................................





VOCÊ SABE O QUE ACONTECE NA ESCOLA DE SEU FILHO?



1. Você sabia que a escola vem desenvolvendo o   projeto “Seja você Também um Amigo do Meio Ambiente” que foca a destinação correta do óleo de cozinha usado? Então todo o óleo de fritura não jogue fora  envie em garrafa plástica para a Escola, Restaurante do Francês ou Restaurante Lafitt. Assim você ajuda o meio ambiente e a nossa escola também.

       



2. Você sabia que a supervisora Jovita vêm desenvolvendo com os professores de Anos Iniciais e Educação Infantil  grupos de estudos, em busca de conhecimentos e experiências para aprimorar o trabalho dos professores?



3. Você sabia que estamos tentando fazer que todo a entrada em sala de aula seja calma? Começando pela fila e retorno do recreio estamos ensinando nossos alunos a ficarem mais tranqüilos e assim manterem um clima mais harmonioso



4. Você sabia que a equipe pedagógica está sempre pronta a ouvir queixas dos alunos e buscar resolver seus conflitos?



5. Você sabia que a regente do 8ºano investe uma parte de suas aulas para que a própria turma levante os problemas disciplinares e busque soluções? E que a disciplina está melhorando?



6. Você sabia que a escola está aberta às suas sugestões e críticas? E que acreditamos que você pode ajudar-nos a melhorar?



“Os pensamentos geram atitudes. Atitudes geram hábitos. Hábitos geram um estilo de vida. Estilo de vida é o reflexo do caráter.” ( Jorcelangelo L. Conti)





A Gestora da Escola João Monteiro Cabral, parabeniza à todos pelo empenho, criatividade e ação.





Fonte: Lucymar Rodriguez (Gestora da Escola João Monteiro Cabral)


domingo, 20 de maio de 2012


DINÂMICA DIFERENCIADA FAZ SUCESSO NA ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL

A Supervisora da Escola João Monteiro Cabral, localidade de Pontal do Norte,  vem elaborando temas para estudos com os professores de anos iniciais e educação infantil, que focam atividades, dificuldades, motivação e capacitação. O grupo trabalhou durante todo o bimestre passado com resultados maravilhosos  que atenderam as expectativas.

A gestora da Escola juntamente com sua equipe pedagógica, parabenizam a Supervisora pelo seu empenho e dedicação e reforçam  que esta iniciativa está melhorando substancialmente  a qualidade do ensino.

“O maior talento que temos é o entusiasmo”. (Profº Gretz)

Fonte: Lucymar Rodriguez (Gestora da Escola João Monteiro Cabral), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME).

Fotos: Nadirlaine Peppe ( Administradora Escolar da Escola João Monteiro Cabral)


quinta-feira, 17 de maio de 2012


O NÚCLEO AMARELINHO MUDOU DE IDENTIDADE

HOJE CHAMA-SE  PRIMEIRAS ONDAS

Na primeira quinzena do mês de abril, o Projeto Ampliação da Jornada Escolar, lançou um concurso entre os alunos do Núcleo do Surf em Itapema, com o objetivo de escolher  um novo nome para a Sede.

A princípio cada aluno daria a sugestão de um nome e seria votado entre os professores. Mas, no decorrer  vários nomes surgiram e foi necessário mudar a tática. Foi então selecionado cinco nomes e colocado na página da Ampliação da Jornada Escolar no  faceebok , e, no dia 18 de abril às 18horas, foi encerrada a votação, ficando vencedor o nome de “PRIMEIRAS ONDAS” de autoria da aluna Ana Luiza de Moura Soares, com 62 votos.

A partir de 18 de abril, o Núcleo do Surf em Itapema  passou a  chamar-se de PRIMEIRAS ONDAS. A aluna vencedora recebeu como prêmio um relógio, oferecido pela COAN  ÓTICA E JOALHERIA.

Fonte e fotos: Liamar Rodrigues Pereira (Coordenadora do Projeto Ampliação da Jornada Escolar).

  


quarta-feira, 16 de maio de 2012


CHÁ DE FRUTAS NATURAIS PARA AS MÃES

No dia 12 de maio (sábado) foi realizado um Evento para as mamães dos alunos da Escola Claiton Almir Hermes (São José I),  qual foi um sucesso.  Cerca de 150 mães compareceram e ficaram encantadas com tudo, desde a recepção e acolhimento feita pelos alunos do 5º ano, a criatividade na decoração, a organização e toda energia positiva que pairava naquele ambiente acolhedor.

Foram proferidas duas palestras com temas especialmente voltado às mamães, sendo:   “Mulher Feliz” , com a psicóloga Eliane de Fátima Bordin e “Danças Circulares” com a Supervisora  da Creche Lua de Cristal  Eliane Valore Siqueira.  O resultado desta ação foi dignificante, as mães dançaram com bastante motivação e levaram para sempre o que internalizaram nos momentos de palestra.

Foi oferecido um chá de frutas naturais muito saboroso e que fez maior sucesso, acompanhado de bolos e salgadinhos.   Teve sorteio de brindes e flores para todas as mães.

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” (Roberto Shinyashiki)

Fonte: Maria Helena Zanoto (Administradora Escolar) e Cristiane Scarpin (Orientadora Educacional) ambas da Escola Claiton Almir Hermes. Com adapatações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Maria Helena Zanoto e Cristiane Scarpin