terça-feira, 26 de junho de 2012


ALUNOS DO 7º ANO DA ESCOLA MONTEIRO LOBATO, VISITAM ZOOLÓGICO EM POMERODE/SC.
A Professora Aline Zanela  desenvolveu um projeto, “ZOOLÓGICO: Oportunidade de Integração e Pesquisa em Biodiversidade e Conservação”, seu público alvo foram os alunos do sétimo ano, pois o conteúdo deste período é sobre os Seres Vivos. Este projeto foi concretizado no dia 16 de Junho de 2012.
Atualmente no Zoo Pomerode vivem mais de 240 espécies, totalizando mais de 1.400 animais. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço para a conservação. O Zoo Pomerode desenvolve atividades de reprodução das espécies destacando a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, dentre outras. Além de trabalhar na conservação das espécies, o Zoo Pomerode desenvolve um programa de Educação Ambiental desde 2002.
A Educação Ambiental procura sensibilizar e conscientizar as crianças de que os problemas ambientais são fruto de uma relação desequilibrada entre a natureza e a sociedade. Procura motivar ações que possam contribuir com a melhora da qualidade ambiental tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

A professora Aline agradece a todos que colaboram para a realização da viagem.

Fonte: Solange Maria Rosa (Orientadora Educacional da Escola Monteiro Lobato)
Fotos: Solange Maria Rosa 








quarta-feira, 20 de junho de 2012


O DIA DO DESAFIO FOI CUMPRIDO!!!!

O Município inteiro se mobilizou participando do DIA DO DESAFIO, e como não poderia deixar de ser a Escola Monteiro Lobato entrou nessa onda.

Foi realizado na Escola, muitas atividades de alongamento nos períodos matutino e vespertino e a galerinha contribuiu com muita satisfação, superando mais um DIA DE DESAFIO!

“O tempo é sempre certo para fazer o que está certo”.  (Martin Luther King)

Fonte: Solange Maria Rosa (Orientadora Educacional da Escola Monteiro Lobato)

Fotos: Solange Maria Rosa





 
OS ALUNOS DA ESCOLA MONTEIRO LOBATO ARRASARAM NO MOLEQUE BOM DE BOLA
A Escola Monteiro Lobato, comemora o bicampeonato do Moleque Bom de Bola, numa pizzaria. Agendaram com os alunos bicampeões na Pizzaria Estrela do Mar , aonde o comparecimento foi em massa. Os alunos se deliciaram  e aproveitaram esse momento de alegria e de prazer da VITÓRIA.
A Equipe da Escola parabeniza seus bicampeões e deseja que continuem sempre comprometidos com os esportes.
“Esportes não formam o caráter. Revelam-no!” (Heywood  C.  Broun)
Fonte: Solange Maria Rosa (Orientadora Educacional da Escola Monteiro Lobato), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)
Fotos: Solange Maria Rosa







terça-feira, 19 de junho de 2012


ARRAIÁ DA ESCOLA CLAITON ALMIR HERMES FOI UM SUCESSO!!

A Escola Claiton Almir Hermes, localidade de São José I,  realizou sua festividade junina no dia 16 de junho (sábado), no espaço da Escola.  Além das brincadeiras folclóricas, teve apresentação da  animada quadrilha, comidas típicas e alegria contagiante.

Os alunos  e professores estavam todos vestidos a caráter legitimando o clima descontraído e ampliando a integração com a comunidade.

A Secretaria de Educação parabeniza toda equipe da Escola pela organização, criatividade e comprometimento .

“Nesta noite de festança, todos caem na dança alegrando o coração. Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça em louvor a São João”.  (João  B. Filho)

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira















segunda-feira, 18 de junho de 2012


Projeto Jornal Escolar é realizado na Escola Euclides Emídio da Silva

Agora a comunidade escolar da Escola Euclides Emídio da Silva conta com um novo meio de comunicação: um jornal realizado pelos próprios alunos. A iniciativa é de um grupo de alunos do período vespertino, a professora de língua portuguesa e uma acadêmica do curso de jornalismo. Foram realizadas oficinas de capacitação aos jovens comunicadores, que hoje (18) lançaram a primeira edição do “Fala Barra”, um jornal mural.

O objetivo do jornal é que os próprios alunos percebam as pautas e construam as matérias, ilustrações e fotos. A iniciativa apenas reforça toda a criatividade e empenho dos jovens itapoaenses. A Prefeitura parabeniza o grupo pela  iniciativa e incentiva a continuação do Projeto.

Fonte: Augusta Fehrmann Gern  (Acadêmica do Curso de Jornalismo)

Fotos: Augusta Fehrmann Gern e Profª Lucy Helena Wielewick









sexta-feira, 15 de junho de 2012


FORMAÇÃO CONTINUADA COM ADMINISTRADORES ESCOLARES RENDE BONS RESULTADOS

No dia 12 de junho,  foi realizada Formação Continuada com os Administradores Escolares da rede municipal ,  na Secretaria de Educação, onde estudaram  assuntos inerentes a função, entre eles está o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Interativo), que é uma ferramenta de planejamento estratégico que funciona numa plataforma online do Ministério da Educação, onde as Escolas podem fazer um diagnóstico da realidade em diversas dimensões, desde o aspecto pedagógico  ao gerencial. Outros temas também foram trabalhados, como: Conselhos Escolares (CE),  EVN (Escola Via Net) e Censo Escolar, todos  considerados temas importantes  que nortearam a formação continuada e  que contribuíram para compreensão e confirmação da necessidade de estudos que possam aprofundar ainda mais essas questões que servem de parâmetro  para o bom desempenho dos profissionais desse segmento nas Unidades Escolares.

“Todos aqueles que encontramos profundamente, nos formam, nos modificam, nos constroem”. (Anônimo)

Fonte: Sandra Regina Fernandes (Formadora do Grupo de Administradores Escolares), com adaptação de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME).

Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira







quinta-feira, 14 de junho de 2012


REUNIÃO ADMINISTRATIVA  ORDINÁRIA REÚNE OS GESTORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL

No dia 11 de junho, no período vespertino, reuniram-se na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, os gestores das Escolas da Rede Municipal, sob a coordenação da Secretária de Educação e do Diretor Pedagógico, para tratarem de assuntos inerentes ao dia-a-dia das  Unidades Escolares.

A Jornada educativa dos gestores de escola  requer cada vez mais a profissionalização de quem a desempenha. O acúmulo de tarefas e compromissos diários  ocupam  grande parte da rotina da Escola, sendo o gestor a ponta para um ambiente democrático e aberto à participação de todos os segmentos que interagem na vida escolar.  Portanto, esses momentos de Reuniões são  necessários, para retomada de decisões nas questões da qualidade pedagógica e administrativa das Unidades Escolares, consolidando assim, mais uma meta da Secretaria de Educação para o ano de 2012.

“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo”. (Joe Namath)

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira