quarta-feira, 25 de julho de 2012

MOSTRA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO


MOSTRA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO, REÚNE OS TRABALHOS DOS ALUNOS DE 1º AO 5º ANO

A Escola Monteiro Lobato, localidade de Samambaial, realizou no início desse mês (julho) sua Mostra Pedagógica, expondo os trabalhos dos alunos de 1º ao 5º ano, que junto com seus professores lograram êxito no evento.

É previsto no calendário escolar a Mostra Pedagógica, valorizando todo trabalho desenvolvido através de projetos com temas previamente definidos no início do ano e vão dando legitimidade ao fazer pedagógico no espaço escolar.

Foram mostrados as produções dos pequenos talentos , distribuídos em vários estandes, assim como , apresentados poemas, teatros, músicas, tudo num conjunto de criatividade e sabedoria da comunidade escolar.

Parabéns a todos os envolvidos!

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”. (Paulo Freire)

Fonte:  Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

Fotos: Thays Nascimento Vieira (Coordenadora dos Anos Iniciais da SME)








terça-feira, 24 de julho de 2012

PALESTRA SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE


ORIENTAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE

A sexualidade é um tema que gera polêmica e muitas controvérsias, uma vez que envolve questões afetivas e comportamentais em todas as etapas do desenvolvimento do ser humano.

Na fase da adolescência os alunos passam por um turbilhão de mudanças físicas e hormonais, na qual a formação e busca pela própria identidade os leva a buscar informações junto a colegas da mesma idade, muitas vezes de forma errônea e distorcida, pois o diálogo com a família nesta fase na maioria das vezes é insuficiente para tirar todas as dúvidas a respeito do seu corpo que está em pleno desenvolvimento.

Desta forma, com o objetivo  de informar e esclarecer, a Escola Ayrton Senna, oportunizou primeiramente aos pais dos alunos de 6º a 9º ano e aos alunos da EJA, uma palestra com o tema Orientação Sexual  e Sexualidade , métodos contraceptivos, orientações gerais e DSTs, coordenada pelas Agentes Comunitárias e Enfermeira do Posto de Saúde de Itapema do Norte.

Posteriormente a Escola trabalhará com os alunos de 6º a 9º ano, de maneira lúdica  e de acordo com a faixa etária.

Fonte e Fotos: Sandra Maria Dani Benk (Gestora da Educação de Jovens e Adultos de Itapoá)


FESTA JULINA NA ESCOLA MONTEIRO LOBATO


ESCOLA MONTEIRO LOBATO, REALIZA SUA FESTA JULINA COM MUITA ADRENALINA

No dia 07 de julho, a Escola Monteiro Lobato, realizou sua Festa Julina. Foi um super sucesso.  Teve brincadeiras, danças, comidas típicas e alegria de montão.

A Escola agradece a todos os colaboradores, os pais, alunos, conselheiros, comunidade em geral, e em especial aos  professores, que não mediram esforços para que a festa brilhasse.

Fonte e Fotos: Solange Maria Rosa (Orientadora Educacional da Escola Monteiro Lobato)









sexta-feira, 20 de julho de 2012


FESTAS DE MUITA ALEGRIA – CARNAVAL E FESTA JULINA, MOVIMENTAM O ESPAÇO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ITAPOÁ

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos  comemoraram as Festas tradicionais do nosso Folclore Brasileiro. Incentivados pela professora da disciplina de Arte, fizeram valer todos os conhecimentos previamente adquiridos como, alimentação, simbologias, música, danças e alegria total. Contaram com a visita da Secretária de Educação e Coordenadora do segmento de Jovens e Adultos, quais foram conferir a beleza do trabalho realizado.

A Secretaria de Educação parabeniza a todos os envolvidos, fixando o valor da dinâmica em grupo como crescimento cultural e pessoal.

“Disciplina não é somente impor e seguir regras rígidas. É sobretudo, obter o envolvimento  de todos numa mesma dinâmica de trabalho.” (Bernardinho)







sexta-feira, 13 de julho de 2012


BULLYING E CYBERBULLYING SÃO TEMAS ESTUDADOS PELAS ORIENTADORAS EDUCACIONAIS DE ITAPOÁ

Mais uma política de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências em nossas escolas.  Existe um   desafio de se  registrar uma postura de enfrentamento para esse complexo fenômeno que  acontecem nos  contextos escolares.

A Formação teve como ponto de partida, estudos de casos a respeito desse assunto “Bullying- Mobbing-Cyberbullying”, que são flagrados  com frequência nos  espaços  escolares, marcando assim, o desejo de empreender relações mais solidárias, dialógicas e humanitárias. Para tornar esse fato consolidado, foi convidada a palestrante  Drª Wânia Almeida, que é referência  nesse assunto, qual esteve a  frente do grupo de orientadoras educacionais por dois dias, na sala de formações anexo ao Núcleo Tecnológico da prefeitura antiga.

Segundo a palestrante, estudos sobre a violência nas escolas, apontam para um índice alarmante de fatos violentos ocorridos nas Unidades de Ensino e as fragilidades das mediações pacíficas entre família X escola em lidar com esses acontecimentos.

Por entender da necessidade de se fortalecer e tornar eficiente nossa prática diante desse enfrentamento é que a Secretaria de Educação investiu em capacitação  e aquisição de livros, dando suporte às Orientadoras Educacionais  quais serão multiplicadoras em seus ambientes escolares.

“A educação não pode ser delegada somente à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre!”  (Içami  Tiba)

Fonte e Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira(Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)