quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ALUNO DESTAQUE DÁ EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


ALUNO DO POLO ITAPOÁ DÁ EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
Entre os mais de 16 mil alunos que o Instituto Federal de Santa Catarina  (IFSC) atende atualmente, alguns merecem destaque, seja pelo bom desempenho, dedicação nos estudos ou história de vida . Roberto Ferreira Lima, de 42 anos, é um deles. Morador de Itapoá, casado e pai de dois  adolescentes , Roberto é um exemplo de superação. Filho de uma família humilde, trabalhou desde os 12 anos em Curitiba, sua cidade natal. Durante 10 anos, foi eletricista, enquanto fazia os cursos técnicos em administração e em mecatrônica. Em 2003, ao trabalhar com a rede de alta tensão energizada da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, Roberto sofreu um acidente e precisou  amputar os dois braços.
Desde então, o computador se tornou uma ferramenta essencial na vida de Roberto. “É através dele que escrevo, leio, jogo, converso e me atualizo”, explica. Após ter descoberto o curso com colegas da primeira turma do curso técnico de Informática para Internet do polo Itapoá, a vontade de saber mais sobre o assunto foi maior do que as dificuldades que enfrentou para estudar. “O curso do IFSC é uma grande oportunidade em nossa cidade, pois não temos colégios com curso profissionalizante, muito menos faculdades”, diz.
Durante uma hora de viagem de ônibus, às segundas-feiras de noite, Roberto participava das aulas presenciais no polo Itapoá, localizado no laboratório de informática da Escola Municipal Frei Valentim. As atividades eram feitas com os próprios pés, utilizando o mouse  e o teclado virtual no chão. “Tive dificuldades, mas os professores foram claros nas suas explicações e tive toda disciplina de estudo  e pesquisa que um curso a distância exige”, explica.
Roberto fala que o apoio dos tutores do curso e a ajuda dos colegas de turma e dos familiares sempre o incentivou para o sucesso de suas realizações acadêmicas. “Meu próximo objetivo é fazer uma faculdade de teologia a distância”, declara. Roberto também tem interesse por essa área de estudos por gostar da história da religião católica. “Durante a minha rotina eu sou voluntário de uma igreja cristã onde faço palestras e trabalho como coordenador paroquial de catequese e como catequista”, explica.
Roberto foi um dos formandos da segunda turma do curso técnico de Informática para Internet do Polo Itapoá. A solenidade ocorreu no dia 18 de agosto, no Centro Multiuso de São José, juntamente com os demais cursos técnicos do Campus Florianópolis. A cerimônia contou com a presença dos familiares dos alunos e do diretor-geral do Campus Florianópolis, Mauricio Gariba Júnior.
Para o tutor presencial do curso, Daniel Dias Fernandes, Roberto foi quem mais o emocionou dentre os seis formandos de Itapoá. “Apesar de todas as dificuldades que Roberto teve que superar em razão da falta dos membros superiores do corpo, ele foi um aluno bem esforçado e participativo”, conta.
Formandos da segunda turma do curso Técnico de Informática para Internet do Polo Itapoá:
Joselice  Pereira de Oliveira Assunção, Leni Sikora de Araújo, Marcos João dos Santos, Nailor Siqueira Frizzo, Ocimar Alexandre Prost, Roberto Ferreira Lima.
Fonte e Fotos retiradas do www.ifsc.edu.br



quarta-feira, 29 de agosto de 2012


CRECHE ARCO ÍRIS – PONTAL, COMEMORA O DIA DO FOLCLORE

O Folclore é sinônimo da cultura popular e a Creche Arco Íris, comemorou o dia 22 de agosto com muitas brincadeiras e músicas. As crianças do  maternal III, juntamente com sua   professora  regente , desenvolveram com materiais recicláveis  “o boi de mamão” , que  é uma manifestação folclórica  muito forte  no Estado de Santa Catarina. Após concluírem a obra,   as crianças e funcionários da Creche brincaram e cantaram em círculo compartilhando alegria  e  encantamento com o boi de mamão. No momento das brincadeiras, professores e alunos cantavam a melodia:
“Olha o boi de mamão, ele pula no chão, ele dá cambalhota e cai no chão”.

Fonte e fotos: Rosana  Amaral de Lima – Gestora da Creche Arco Íris Pontal
“O Folclore trás encanto, liberdade, cultura ,  lazer entre outras coisas que poderão ser admiradas por qualquer povo no mundo”.  (Autor desconhecido)



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIA DO PSICÓLOGO


Hoje é DIA DO PSICÓLOGO – 27 DE AGOSTO

“Nosso reconhecimento à esse profissional  pela importância do seu trabalho na gestão de pessoas e emoções que envolvem o nosso convívio social”. (www.slideshare.net)

A Secretaria de Educação  cumprimenta a psicóloga LIZ HENK e em seu nome cumprimenta à todos os profissionais dessa área, desejando muito sucesso na caminhada.

Afetuosos abraços!

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda”. (Carl Gustav Jung)

domingo, 26 de agosto de 2012

RECICLAR É PENSAR NO FUTURO


PROJETO TOME A INICIATIVA: RECICLAR É PENSAR NO FUTURO

O Projeto Reciclar está acontecendo desde o mês de março na Escola Euclides Emídio da Silva, com o objetivo de mostrar que a conscientização ambiental cresce gradativamente  em todo mundo. Ações de desenvolvimento sustentável estimulam cidadãos participativos e agentes de mudanças, pois estão preocupados com as  gerações futuras.
Participam do Projeto dezessete mães da comunidade, sob a coordenação de uma Voluntária que ensina a arte com garrafas pet , quais são trazidas pelos alunos através de uma campanha onde concorrerão à um brinde no final do ano.
O Projeto acontece todas as  segundas-feiras  à tarde nas dependências da escola e será finalizado no mês de  novembro.

“Tão importante quanto semear flores, é semear ideias.  Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você estará contribuindo para o florescimento de uma ótima causa”. ( Deivison  Cavalcante Pedroza)

Fonte :   Angela Schmidt Fernandes (Administradora Escolar da Escola Euclides Emídio da Silva), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)
Foto: Angela Schmidt Fernandes



LEMBRETE AOS NOVOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

A Secretaria de Educação, através da Coordenação do Curso Técnico em Informática para Internet,
comunica aos Novos Alunos que deverão comparecer à Aula Magna, que acontecerá no dia 27/08 (segunda-feira), às 19h, na Escola Frei Valentim.
Maiores informações pelo telefone (47) 3443.8848 com Sandra
Contamos com a presença de todos!

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NÚCLEO PRIMEIRAS ONDAS RECEBE A VISITA DE CAETANO VARGAS


O SURFISTA CAETANO VARGAS VISITOU  O NÚCLEO PRIMEIRAS ONDAS – ITAPOÁ-SC




Acompanhado de mais dois amigos da Associação dos Surfistas de Itapoá,  Caetano Vargas, visitou o Núcleo Primeiras Ondas , a convite dos Professores de Surfe do Projeto Ampliação da Jornada Escolar, no dia 14 de agosto(terça-feira) passada.
Caetano teve a oportunidade de assistir  os alunos do referido Projeto, realizando aulas de surfe. Após a aula, a pedido dos professores, Caetano falou sobre sua carreira, seu conhecimento e experiência nesse  esporte . Ainda acrescentou: “Fiquei muito feliz em compartilhar meus momentos vividos e de, quem sabe, motivar uma criança dessas a seguir no caminho do surfe. Meu principal intuito foi falar da relação entre educação e esporte, estudo e esporte, explicar que um acompanha o outro e que essa combinação é a ideal”. Foi um bate-papo bastante produtivo, onde Caetano respondeu  perguntas feitas pelos   alunos e distribuiu alguns autógrafos.

Fonte e Fotos: Retiradas do Blog de Caetano Vargas
Endereço eletrônico repassado por  Liamar Rodrigues- Projeto Ampliação da Jornada Escolar

CAMPEONATO DE JUDÔ


AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR ANUNCIA CAMPEONATO DE JUDÔ

Dia: 25/08/2012
Local: Ginásio de Itapoá
Horário: 14h
Público Alvo: Alunos do Projeto Ampliação da Jornada Escolar
OBS: Haverá ônibus saindo de Itapema e Figueira às 13:30h
Venha prestigiar o Evento!

Fonte e Foto: Luciana Coan (Coordenadora do Projeto Ampliação da Jornada Escolar)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CORRIDA E CAMINHADA CONTRA O TABAGISMO

Inscrições para a “Corrida e Caminhada contra o tabagismo” estão abertas até amanhã (21)

A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude informa que as inscrições para a Corrida e Caminhada contra o tabagismo podem ser realizadas até amanhã (21). O evento acontece neste domingo (26), a partir das 07h30min, e tem o objetivo, além do esporte, de chamar a atenção da sociedade ao extremo prejuízo que o tabagismo causa à saúde.
Para os itapoaenses, as inscrições devem ser realizadas diretamente na Secretaria de Esporte e Juventude, localizada na Rua Walter Crisanto, s/n°, Balneário Itapema do Norte (ao lado do Campo de Futebol). Já para os demais interessados, a inscrição é pela internet, clicando aqui. Os primeiros colocados de cada modalidade serão contemplados com troféus e todos os participantes receberão camisetas.
O evento conta com percurso de 5 e 10km para corrida e 3km para caminhada. Todas as modalidades terão a estrutura de largada e chegada na Avenida Beira Mar III, próximo à Avenida André Rodrigues de Freitas.
Mais informações na Secretaria de Esporte e Juventude pelo (47) 3443-6405.

PEÇA TEATRAL É SUCESSO NA ESCOLA JOÃO MONTEIRO CABRAL


ALUNOS DO 4º ANO APRESENTAM  UM CONTO DE AVENTURAS  ATRAVÉS DA  PEÇA TEATRAL ROBIN HOOD

Os alunos do 4º ano da Escola João Monteiro Cabral, finalizaram o Projeto de Produção de textos, encenando a peça teatral ROBIN HOOD, que faz parte de  Contos de Aventuras. Foi o ponto culminante  do Projeto. Os alunos se empenharam em fazer o melhor tanto nos aspectos pedagógicos como artísticos, além do aprendizado de valores , desenvolve a oralidade, aprende a improvisar, aumenta  o repertório , enfim,  desperta todas as habilidades que estão adormecidas  e estimula a imaginação e a organização do pensamento.    A comunidade foi convidada a prestigiar esse evento e demais alunos da Escola João Monteiro Cabral.  

“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. (Leonardo da Vinci)

Fonte: Thays  Nascimento Vieira (Coordenadora Pedagógica dos anos iniciais), com adaptação de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)
Fotos: Thays Nascimento Vieira











CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET


HOJE (20) É O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET

As pessoas que tiverem interesse em fazer o Curso Técnico de Informática para Internet, comunicamos que ainda há vagas remanescentes para turma IV, mas fiquem atentos que hoje é o último dia de inscrição,  portanto, acesse o link http://ingresso.ifsc.edu.br , leia o edital e efetive sua inscrição.

Fonte: Sandra Regina Fernandes – Coordenadora do Curso Técnico de Informática para Internet – Polo Itapoá

domingo, 19 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS!


Dia dos Pais é comemorado com Jantar

A Creche Pequeno Aprendiz, comemorou o Dia dos Pais com um jantar no Restaurante JR, no dia 10 de agosto,  acompanhado de vídeos, músicas e fotos da rotina escolar de seus filhos.
Tudo foi preparado com muita dedicação desde o cardápio até as apresentações que abrilhantaram a mágica noite.
A gestora da Creche  agradece imensamente seus funcionários, que não mediram esforços para o sucesso do Jantar e aproveita a oportunidade para agradecer também a presença maciça dos pais.

“É na educação dos filhos, que se revelam as virtudes dos pais”. (Coelho Neto)





segunda-feira, 13 de agosto de 2012



PALESTRA SOBRE MOTIVAÇÃO PARA ALUNOS FEZ UM TREMENDO SUCESSO EM ITAPOÁ

O Instituto Atlantis, empresa de qualificação profissional,  através do Projeto Vida Melhor , trouxe para Itapoá uma palestra sobre Motivação para alunos dos 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental e alunos do ensino médio, onde tratou sobre a importância dos estudos e a sua influência no futuro pessoal e profissional, trabalhando sobre quatro pilares fundamentais para a ascenção em toda caminhada, quais sejam: * família; * trabalho; * conhecimento; * espiritualidade.  Ficou muito claro que nada acontece por acaso,  que para vencer na vida é necessário muita busca e determinação, portanto, estar atento à alguns critérios que ajudam a alavancar como estudantes e profissionais faz toda a diferença.

A Secretaria de Educação, agradece a palestrante Luciana Birk, pela disponibilidade em percorrer todas as Escolas municipais, nos segmentos de ensino regular e EJA e ainda atendendo a rede estadual, levando a mensagem de investimento no “SER”, e apontando caminhos para superação de desafios.

“As pessoas esquecerão quão rápido você fez um trabalho, mas sempre lembrarão quão bem você o fez”. (Howard  Newton)

Fonte e Fotos : Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME)




















domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS!


Pai

Pai – Por Deus sempre abençoado

Que vive por amor, essa vocação

Pai que tem o dom de gerar, de criar um filho

O verdadeiro Pai sempre carrega o filho no coração.



Pai é aconchego, é presente, é passado

É aquele que aponta um bom futuro

É aquele que ama sem medida

O bom pai, para o filho

É sempre um porto seguro.



Todo Pai quando prudente e sábio

Sabe o lar e o mundo edificar

Mensageiro da concórdia, da justiça, da união,

Sua família e a todos sabe sempre

Respeitar... Valorizar... Amar...



O Pai, quando sábio, sabe ser

Amoroso, dócil, gentil, sensível,

Mas também sabe ser

Forte, batalhador, guerreiro, invencível.



Quando é preciso tomar uma decisão

O Pai sábio e firme age pela razão

Mas movido pela sensibilidade, pelo amor, pela compaixão

Deixa falar a voz do coração.



Pai é aquele que fecunda

É aquele que cria

É aquele que educa

É aquele que ama

É aquele que jamais perde a esperança

É aquele que traz em si

Dedicação, ternura, otimismo, confiança









Para o verdadeiro Pai

O filho será sempre

Não importa a idade

Uma doce terna e amada criança.



E em todos os tempos e momentos

O filho precisa encontrar em seu pai:

Uma palavra amiga

Bons exemplos

Carinho, aconchego, ternura, dedicação,

Compreensão, estímulo, confiança.



ELIAL

Elizabet Amboni Lucizano

Supervisora Escolar








PARABÉNS ESTUDANTE!!


Estudante!

Desperte! Busque!

Dentro de Você:



O interesse pelo saber;

A arte do aprender;

A crença no ser;

As virtudes que deve ter;

A vontade do querer;

A realização do poder;

O desejo de sempre vencer;

O que há de melhor para o viver;



Por isso!!!!



Nunca desista!

Siga sempre em frente!

Estudante! Avante!

O mundo conta com você!

Você é um grande, único, belo, importante e fantástico “SER”!!!



ELIAL

Elizabet Amboni Lucizano

Supervisora Escola Ayrton Senna










POESIA VIDA PLENA


VIDA PLENA



A VIDA ME ENSINOU

QUE É PRECISO SER FELIZ

TER BOM CARÁTER – DIGNIDADE

SONHOS E PERSEVERANÇA

MESMO SENDO AMADURECIDA... ADULTA... EXPERIENTE...

DENTRO DE MIM NÃO POSSO DEIXAR

MORRER A CRIANÇA.

A CRIANÇA QUE ME FAZ SER ALEGRE

JOVIAL, VIVAZ E DE TUDO SER CAPAZ



CAPAZ DE SEMPRE IR À LUTA

AMAR-ME, E AOS OUTROS TAMBÉM AMAR

VIVER COM CORDIALIDADE OS DIAS QUE SE TEM

E SEM NUNCA JAMAIS DEIXAR DE SONHAR



SONHAR COM UM MUNDO MAIS JUSTO, MAIS HUMANO,

MAIS FRATERNO MAIS IGUALITÁRIO

A TODOS A MÃO AMIGA ESTENDER

CULTIVANDO A CONCÓRDIA, A JUSTIÇA,

 A VERDADE, O AMOR, A PAZ

UMA VIDA PLENA,

CADA VEZ MAIS BELA, MAIS FELIZ

SEMPRE VIVER



VIVER INTENSAMENTE TODOS OS MOMENTOS

COM CARINHO – TERNURA – SERENIDADE – EMOÇÃO

CURTIR A VIDA DE FORMA FRATERNA...

SOLÍCITA... AMÁVEL... GENTIL... CORTÊS...

TENDO POR ELA DOCE E TERNA PAIXÃO

SABENDO USAR A RAZÃO MAS TAMBÉM

DEIXANDO FALAR A SÁBIA VOZ DO CORAÇÃO

VIVENDO COM E ENTRE TODOS

NUMA SÓ FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO!!!





ELIAL

Elizabet Amboni Lucizano

Supervisora Escolar

Escola Municipal Ayrton Senna

terça-feira, 7 de agosto de 2012


VAGAS ABERTAS PARA O CURSO

TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA A INTERNET





A Reitora do IFSC torna de conhecimento público a abertura de inscrições, no período de 03 a 20 de agosto de 2012, e as normas que regem a seleção para ingresso em vagas remanescentes no CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA A INTERNET (Pós-Ensino Médio), na modalidade a Distância, da Rede e-Tec Brasil, para o segundo semestre de 2012. Prova: 26 de agosto de 2012, Domingo) 9h: Início da Prova. Para Itapoá existem ainda 14 vagas.



Os documentos necessários para inscrição são: Carteira de Identidade (documento oficial com foto); Cadastro de Pessoa Física – CPF.



A inscrição será feita exclusivamente pela Internet, no link, http://ingresso.ifsc.edu.br/portal/principal.php.



Os polos de apoio presencial funcionarão, para inscrição, de 2ª a 6ª feiras, nos

endereços e horários especificados abaixo: Escola Municipal Frei Valentin. Av. das Nações Unidas, 80 - Bairro Centro. Itapoá. SC. Fone: (47) 3443-8839 / 3443-6040 - Das18h30min às 21h30min.





Para ter acesso ao Edital 23-2012 -2 na integra acessar: http://ingresso.ifsc.edu.br/novo/editais/197-editais-abertos.



Dúvidas ligar para Sandra /Educação: (47) 91575184 ou

(47) 3443-8848 (08:00 às 14:00 hs)