Projeto “VISITANDO UM MUSEU”Os alunos do 7º ano da Escola Monteiro Lobato, visitaram no dia 15 de outubro o Museu de Taxidermização, localizado no Seminário Coração de Jesus em Corupá-SC. Esse projeto foi desenvolvido pela professora de Ciências qual uniu teoria e prática dentro do conteúdo sobre seres vivos. O ponto culminante do projeto foi a visita ao Museu de Taxidermização. O Museu conta com 3.500 exemplares de animais taxidermizados, dentre os quais aves, répteis, mamíferos e peixes. A arte da taxidermia tem como objetivo principal o resgate de espécimes descartadas, reconstituindo suas características físicas e as vezes, simulando seu habitat.
Para os alunos foi um aprendizado inigualável , onde puderam refletir sobre a importância da preservação ambiental.
A Escola é uma instituição social que promove situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar as necessidades da educação.
A Arte de dissecar e conservar animais mortos, que serão destinados a exibição ou estudo, requer muita habilidade e grande conhecimento da anatomia dos animais. Existem várias técnicas, de acordo com o animal a ser preparado.
A taxidermia implica também num conhecimento do ambiente natural onde os animais vivem , para que se possa dar cor local a uma exibição de exemplares preparados.
No ano de 1932, o Irmão Luiz Godofredo Gartner, iniciou os trabalhos no viveiro “Paraíso das Aves”, além de desempenhar na casa outras atividades. Com o tempo, foi aprendendo a arte da taxidermia e começou a organizar um museu para expor seus trabalhos.
Com certeza, o grande objetivo de Irmão Luiz com o museu foi de tornar perceptível que mais importante que o saber, é o sentir. O sentir carregado de responsabilidade e de compaixão para que o ser humano se descubra como parte do ecossistema.
Em 2004, o Museu Sagrado Coração de Jesus, passa a chamar-se de Museu Irmão Luiz Gartner, uma justa homenagem a este religioso que dedicou sua vida à natureza e ao trabalho com a instalação e manutenção do museu.
Quem visita o Museu Irmão Luiz pode admirar uma verdadeira obra de arte. O religioso procurou, com a arte da taxidermia, apresentar a diversidade natural, convidando os visitantes a refletirem sobre a importância da preservação ambiental.
“O aprendizado nunca termina. Não existe parte da vida que não contenha lições. Se você está vivo, há lições para aprender”. (Autor desconhecido)
Fonte e fotos: Aline Zanela (Professora de Ciências da Escola Monteiro Lobato)