terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO  “SER ADOLESCENTE”   DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS DO  8° ANO DA   ESCOLA  MONTEIRO LOBATO



Os alunos do 8° ano da Escola Monteiro Lobato desenvolveram o projeto “Ser adolescente” sob a coordenação da Professora de Língua Portuguesa, e, dentre os temas abordados, o grupo dos alunos Gustavo Luis Hitel, Israel Antônio Mendes Rocha, Darah Ionara Moreira e Marcos Antônio Nicolachik ,  escolheram o tema “Violência” assunto esse tão discutido no contexto social.
Na expectativa de desenvolver um trabalho de qualidade os idealizadores tiveram a extraordinária ideia de convidar o Dr. Gilberto Crepaldi Mondini, Delegado Civil do Município de Itapoá, para ministrar palestra com o tema “Violência” para os alunos do 6° ao 9° ano.
 Na sua brilhante exposição, o delegado,  abordou artigos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, no qual aquela ideia “Sou de menor” “não dá Nada”, é apenas mito, pois uma ação inadequada trás ao adolescente consequências drásticas e prejudiciais. O ECA lei 8.069 de 13 de julho de 19​90,  dispõe no cerne de seu texto que todos tem responsabilidade por seus atos. Assim, o Estatuto apresenta tanto os deveres quanto os direitos da criança e do adolescente. Além de trabalhar os principais artigos do ECA,  mencionou também o tema “Vandalismo” -  prevenção e repressão.
Para os alunos ouvintes foi de extrema valia a fala do Dr. Gilberto, qual ilustrou os temas com          exemplos,  tornando a palestra compreensível e  agradável.
A Escola Monteiro Lobato agradece sua prestimosa contribuição.
“A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)

Fontes: Sonia Aparecida Alves (Professora de Língua Portuguesa), com adaptações de Terezinha Fávaro da Silveira (Coordenadora de Projetos e Eventos da SME/Itapoá)
Fotos: Ana Claudia Jacinto de Oliveira (Gestora da Escola Monteiro Lobato)



Um comentário:

  1. Parabéns aos professores e aos alunos da escola Monteiro Lobato,a escola é um espaço privilegiado de convivência e como tal,precisa também ensinar a conviver...Sinto orgulho em saber que meu filho faz parte desta instituição de ensino,que se preocupa em abordar temas relevantes e motiva seus alunos a conhecer e interagir melhor no universo em que vivem...Parabéns a professora Sonia ,que orientou os alunos neste projeto...
    Muito Obrigada.
    Cátia

    ResponderExcluir