quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ALUNO DESTAQUE DÁ EXEMPLO DE SUPERAÇÃO


ALUNO DO POLO ITAPOÁ DÁ EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
Entre os mais de 16 mil alunos que o Instituto Federal de Santa Catarina  (IFSC) atende atualmente, alguns merecem destaque, seja pelo bom desempenho, dedicação nos estudos ou história de vida . Roberto Ferreira Lima, de 42 anos, é um deles. Morador de Itapoá, casado e pai de dois  adolescentes , Roberto é um exemplo de superação. Filho de uma família humilde, trabalhou desde os 12 anos em Curitiba, sua cidade natal. Durante 10 anos, foi eletricista, enquanto fazia os cursos técnicos em administração e em mecatrônica. Em 2003, ao trabalhar com a rede de alta tensão energizada da Companhia Paranaense de Energia – COPEL, Roberto sofreu um acidente e precisou  amputar os dois braços.
Desde então, o computador se tornou uma ferramenta essencial na vida de Roberto. “É através dele que escrevo, leio, jogo, converso e me atualizo”, explica. Após ter descoberto o curso com colegas da primeira turma do curso técnico de Informática para Internet do polo Itapoá, a vontade de saber mais sobre o assunto foi maior do que as dificuldades que enfrentou para estudar. “O curso do IFSC é uma grande oportunidade em nossa cidade, pois não temos colégios com curso profissionalizante, muito menos faculdades”, diz.
Durante uma hora de viagem de ônibus, às segundas-feiras de noite, Roberto participava das aulas presenciais no polo Itapoá, localizado no laboratório de informática da Escola Municipal Frei Valentim. As atividades eram feitas com os próprios pés, utilizando o mouse  e o teclado virtual no chão. “Tive dificuldades, mas os professores foram claros nas suas explicações e tive toda disciplina de estudo  e pesquisa que um curso a distância exige”, explica.
Roberto fala que o apoio dos tutores do curso e a ajuda dos colegas de turma e dos familiares sempre o incentivou para o sucesso de suas realizações acadêmicas. “Meu próximo objetivo é fazer uma faculdade de teologia a distância”, declara. Roberto também tem interesse por essa área de estudos por gostar da história da religião católica. “Durante a minha rotina eu sou voluntário de uma igreja cristã onde faço palestras e trabalho como coordenador paroquial de catequese e como catequista”, explica.
Roberto foi um dos formandos da segunda turma do curso técnico de Informática para Internet do Polo Itapoá. A solenidade ocorreu no dia 18 de agosto, no Centro Multiuso de São José, juntamente com os demais cursos técnicos do Campus Florianópolis. A cerimônia contou com a presença dos familiares dos alunos e do diretor-geral do Campus Florianópolis, Mauricio Gariba Júnior.
Para o tutor presencial do curso, Daniel Dias Fernandes, Roberto foi quem mais o emocionou dentre os seis formandos de Itapoá. “Apesar de todas as dificuldades que Roberto teve que superar em razão da falta dos membros superiores do corpo, ele foi um aluno bem esforçado e participativo”, conta.
Formandos da segunda turma do curso Técnico de Informática para Internet do Polo Itapoá:
Joselice  Pereira de Oliveira Assunção, Leni Sikora de Araújo, Marcos João dos Santos, Nailor Siqueira Frizzo, Ocimar Alexandre Prost, Roberto Ferreira Lima.
Fonte e Fotos retiradas do www.ifsc.edu.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário