As crianças e a capoeira
A capoeira envolve vários tipos de estímulos., visuais, auditivos e táteis. Através da
atividade com a capoeira a criança poderá facilmente familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo, pois os exercícios que permeiam a prática da capoeira envolvem
todas as partes do corpo, inclusive contando com a aquisição de gestos que são
associados a uma cadência rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos
envolvidos, ajudando no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de
desenvolver, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio
corpo. A capoeira auxiliará na ampliação das diferentes qualidades físicas e
dinâmicas do movimento, pois são freqüentes as situações em que os alunos são
convidados a simularem movimentos que começarão de naturais, a exemplo da ginga,
que nada mais é do que uma variação do ato de andar, até situações de maior
elaboração técnica, melhorando a condição do andar, correr, pular, trepar,
equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e
flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a
prática da capoeira e nas intervenções pedagógicas com crianças de 0 a 6 anos.
No trabalho de capoeira com crianças pequenas, podemos perceber nitidamente uma
melhoria nas relações interpessoais, ajudando desde crianças muito
introspectivas até aquelas com problemas de hiperatividade, equilibrando as
relações e promovendo uma sensível melhora da auto-estima, pois a constante
necessidade de realização coletiva garantida pelo ritual da capoeira
possibilita o exercício de se lidar com o outro e suas diferenças, fato este
que se firma como importante mecanismo para resolução de possíveis situações
emergentes das relações sociais cotidianas, contribuindo com a formação de
indivíduos mais críticos, criativos e autônomos.
Um outro aspecto importante sobre a
capoeira é a musicalidade que tem nas cantigas um mecanismo importante
de desenvolvimento fisiológico da fala, melhorando a oralidade das crianças e
aumentando seu repertório lingüístico de forma descontrainda e prazerosa.
O Professor de Capoeira Elielson Garcia
de Souza, .vem todas as quintas feiras no período vespertino como amigo da escola realizando aulas de capoeira para nossos
alunos de maternais II. As crianças a cada dia
ficam motivadas com as aulas do professor, percebemos o quanto elas
ficam felizes com sua chegada na escola, todos querem participar e o professor
sempre trás novidades com seus
instrumentos musicais. Agradecemos a sua contribuição para que nossos alunos se
desenvolvam nos seus aspectos motor, afetivo, social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário