terça-feira, 15 de março de 2011

Atenção Gestores e Professores! Vamos marcar presença !!!

O Concidade – Conselho da Cidade de Itapoá em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo e Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura de Itapoá realizarão evento no DIA INTERNACIONAL DA FLORESTA

Em comemoração ao Dia Internacional da Floresta, o Concidade – Conselho da Cidade de Itapoá com apoio das instituições ambientalistas locais fará realizar evento alusivo a data, com a seguinte palestra:
“Mata Atlântica Brasileira: a Biodiversidade, os Serviços Ambientais decorrentes da Conservação da Natureza e sua importância para os negócios empresariais em Itapoá”
A palestra abordará temas ambientais atuais como:
1.       O que é biodiversidade.
2.       As causas da perda da biodiversidade.
3.       Situação da conservação da Mata Atlântica.
4.       Importância social e econômica da Conservação.
5.       Os Serviços Ambientais e sua ligação com os negócios empresariais.
6.       Relação da Conservação com as Mudanças Climáticas
7.       Modalidades de investimentos em Conservação.
Palestrante
Será ministrada pelo Msc Médico Veterinário Clóvis Borges, Diretor Executivo da SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e Presidente do Conselho Diretor do Instituto Life, de Curitiba/Pr.
A SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental
Fundada em 1984, em Curitiba/PR, já desenvolveu mais de uma centena de projetos em vários estados do Brasil. É reconhecida como uma das mais importantes organizações não-governamentais brasileiras que trabalha pela conservação da natureza.
Atua em dois biomas: um nas áreas de Florestas com Araucária e Campos Naturais e outro na região de Guaraqueçaba, litoral norte do Estado do Paraná – cujo território está inserido no maior remanescente da Floresta Atlântica brasileira.
Entre as iniciativas desenvolvidas, estão ações de educação ambiental, trabalho para tirar o papagaio-de-cara-roxa da lista de espécies ameaçadas de extinção e a manutenção das reservas naturais. Também junta esforços para a recuperação e proteção de áreas nativas e faz campanhas para evitar a contaminação do meio ambiente com metais pesados, presentes em baterias de telefones celulares.
Desde 2001, é qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e, para desenvolver o seu trabalho, conta com mais de 100 funcionários – das áreas técnica e administrativa, bem como auxiliares de atividades de campo em funções como guardas-parque, capatazes e administradores de reserva. Além dos funcionários, sócios, conselheiros, parceiros, doadores, filiados e simpatizantes também integram e ajudam a desenvolver o importante trabalho em favor da conservação da natureza
Desenvolve Projetos de Ações contra o Aquecimento Global em parceria com a organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC) e com as empresas American Electric Power, Chevron e General Motors. Esses projetos de "seqüestro de carbono" desenvolvidos pela SPVS contribuem para combater o fenômeno do aquecimento global e, ao mesmo tempo, ajudam a conservar o maior remanescente da Floresta Atlântica brasileira.
Os projetos consistem em manter áreas naturais bem preservadas e, no caso de áreas degradadas, permitirem sua regeneração florestal ou restaurá-las por meio do plantio de árvores nativas da Floresta Atlântica. São desenvolvidos em reservas próprias, localizadas na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (litoral norte do Estado do Paraná), e abrangem aproximadamente 19 mil hectares de áreas florestais que, além de contribuírem para a retirada do excesso de dióxido de carbono da atmosfera, também trazem outros benefícios para o meio ambiente e para as comunidades locais, como:
• Aumento de áreas de refúgio para inúmeras espécies de plantas e animais;
• Manutenção da diversidade biológica e qualidade de ecossistemas da região;
• Abastecimento de água para população urbana de Antonina (18 mil pessoas) e comunidades de Ilha Rasa (600 pessoas), que captam água em reservas da SPVS;
• Geração de empregos;
• Busca de alternativas de geração de renda para comunidades locais.
Instituto LIFE
É uma entidade brasileira do terceiro setor criada em julho de 2009 pela união de esforços da Fundación AVINA, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Gráfica e Editora POSIGRAF e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). É apoiada pela ONU (por meio da Convenção sobre a Diversidade Biológica) e pelo Governo Brasileiro (por meio do Ministério do Meio Ambiente).  Hoje, a entidade conta com outras instituições que acreditam e consolidam a iniciativa.
O Instituto LIFE responde pelo desenvolvimento e gestão da Certificação LIFE, por meio da qual objetiva qualificar e reconhecer organizações públicas e privadas que desenvolvem ações favoráveis à conservação da biodiversidade, colaborando assim com a manutenção de áreas naturais e seus processos ecológicos e a oferta perene dos serviços ambientais (ciclo da água, regulação climática, fornecimento de matéria prima, entre outros).
Local, data e horário
O evento será realizado no próximo dia 21 de março de 2011, na Associação dos Idosos Maria Izabel, em Itapema,às 19h30 minutos.
Público
Está voltado aos gestores públicos, gestores de escolas, professores, lideres das associações da sociedade civil e seus associados, empresários, entidades de classe e a todas as pessoas interessadas em uma Itapoá promissora e ambientalmente adequada.
 A Secretaria Municipal de Educação agradece pelo Convite e realça a importância da presença de nossos gestores e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário