segunda-feira, 28 de março de 2011

Os professores de educação física da Escola Ayrton Senna, desenvolveram um Projeto sobre "O USO CORRETO DA MOCHILA ESCOLAR", com o intuito de resguardar a saúde de seus alunos.
 

Os alunos da Escola Ayrton Senna participaram do projeto de conscientização sobre o peso e a posição correta para transporte da mochila escolar na disciplina de Educação Física, com os Professores Julio Cesar Mendes Ribas e Bernadette Soares Sanches. Ao final das atividades, ficou constatado que 10% dos alunos do 1º ao 9º ano estavam com excesso de peso, e que no geral, os alunos carregam/transportam sua mochila na posição incorreta.
 Os alunos participaram de três atividades:
1 – Verificação do peso da mochila em balança de precisão
2 - Pesquisa sobre o tema no laboratório de informática
3 – Apresentação do tema pesquisado com palestra ou dramatização
Dicas importantes aos pais:
·         A mochila não pode ultrapassar 10% do peso corporal da criança, se puder escolher, opte pelo modelo de duas alças e se possível acolchoadas;
     
·         Distribua bem o peso dentro da mochila, para que não fique somente de um lado;
·         Os alunos devem ser orientados a levar somente o material que será utilizado no dia;
·         Cadernos de matérias individuais facilitam, pois não se tem todas as disciplinas no mesmo dia;
 ·         Mochila de rodinhas é útil para peso excessivo, porém deve ser usada em trajetos curtos. O ato de puxar força as articulações de ombro, braço e coluna.
 ·         Examinando o que seu filho está levando para a escola, certificando-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras.
·         Praticar exercícios físicos é importante porque, além de contribuir para o desenvolvimento corporal harmonioso, fortalece a musculatura e previne eventuais efeitos negativos da má utilização das mochilas. 
·         Bons hábitos: As dores nas costas não aparecem do dia para a noite. Em geral, é resultado de um acúmulo de más práticas. Além de não carregar mochilas pesadas, é importante a criança manter a postura correta nas aulas, com a coluna vertebral bem encostada ao encosto da cadeira.
 Essas oportunidades são de fundamental importância, tendo em vista estarmos com um número grande de alunos sofrendo com problemas de coluna devido ao peso da mochila e postura incorreta ao carregá-la.
A Secretaria de Educação parabeniza os professores que tiveram a brilhante idéias em desenvolver Projeto dessa natureza.
"O poder de ensinar e o prazer de aprender são os grandes benefícios de ensinar aprendendo". (Içami Tiba) 






Nenhum comentário:

Postar um comentário