sábado, 2 de junho de 2012


As crianças e a capoeira


A capoeira envolve vários  tipos de estímulos.,  visuais, auditivos e táteis. Através da atividade com a capoeira a criança poderá facilmente familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios que permeiam a prática da capoeira envolvem todas as partes do corpo, inclusive contando com a aquisição de gestos que são associados a uma cadência rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos, ajudando no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo. A capoeira auxiliará na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, pois são freqüentes as situações em que os alunos são convidados a simularem movimentos que começarão de naturais, a exemplo da ginga, que nada mais é do que uma variação do ato de andar, até situações de maior elaboração técnica, melhorando a condição do andar, correr, pular, trepar, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da capoeira e nas intervenções pedagógicas com crianças de 0 a 6 anos. No trabalho de capoeira com crianças pequenas, podemos perceber nitidamente uma melhoria nas relações interpessoais, ajudando desde crianças muito introspectivas até aquelas com problemas de hiperatividade, equilibrando as relações e promovendo uma sensível melhora da auto-estima, pois a constante necessidade de realização coletiva garantida pelo ritual da capoeira possibilita o exercício de se lidar com o outro e suas diferenças, fato este que se firma como importante mecanismo para resolução de possíveis situações emergentes das relações sociais cotidianas, contribuindo com a formação de indivíduos mais críticos, criativos e autônomos.
Um outro aspecto importante sobre a capoeira é a  musicalidade   que tem nas cantigas um mecanismo importante de desenvolvimento fisiológico da fala, melhorando a oralidade das crianças e aumentando seu repertório lingüístico de forma descontrainda e prazerosa.
O Professor de Capoeira Elielson Garcia de Souza, .vem todas as quintas feiras no período  vespertino como amigo da escola  realizando aulas de capoeira para nossos alunos de maternais II. As crianças a cada dia  ficam motivadas com as aulas do professor, percebemos o quanto elas ficam felizes com sua chegada na escola, todos querem participar e o professor sempre trás  novidades com seus instrumentos musicais. Agradecemos a sua contribuição para que nossos alunos se desenvolvam nos seus aspectos motor, afetivo, social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário